Revista jesuíta promove seminário sobre A Reforma da Igreja

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

05 Outubro 2015

De 28 de setembro a 02 de outubro um seminário sobre Reforma na Igreja Católica aconteceu em Roma, na sede da revista jesuíta La Civiltà Cattolica. Os participantes eram 30 homens e mulheres - eclesiologistas, historiadores, ecumenistas, canonistas e especialistas em estudos pastorais - de treze países (Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, República Democrática do Congo, França, Alemanha, Itália, Holanda, Filipinas, Espanha e Estados Unidos).

A informação é publicada pela revista La Civiltà Cattolica, 02-10-2015. A tradução é de Evlyn Louise Zilch.

O tema do seminário - que aconteceu no ano que marca o 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II - foi "A Reforma e reformas na Igreja".

O seminário desenvolveu a questão Ecclesia semper reformanda considerando a renovação solicitada pelo Concílio Vaticano II, em seus aspectos vitais e estruturais e da doutrina da Igreja. Em todos os dias do seminário houveram apresentações, painéis e três momentos de diálogo entre os participantes que permitiram trocas reais e abertas.

O objetivo da reunião foi oferecer contribuições e inspirações humildes e sinceras aos processos que a Igreja está a atravessar neste momento sob a orientação do Papa Francisco. Em sua Exortação Evangelii Gaudium, Francisco escreveu a "todos os membros da Igreja com o objetivo de incentivar um processo de reforma missionária" (encíclica Laudato Si' do Papa Francisco, par. 3).

O seminário, uma iniciativa não-oficial de homens e mulheres teólogos leigos e ordenados, foi organizado pela revista jesuíta La Civiltà Cattolica e dirigido por Pe. Carlos Maria Galli (membro da Comissão Teológica Internacional) e Pe. Antonio Spadaro SJ (editor-chefe do La Civiltà Cattolica).

Os temas foram ricos e complexos. Após os discursos introdutórios sobre a visão de reforma da Igreja sob o Papa Francisco à luz de sua experiência como um jesuíta e como um filho da Igreja latino-americana, o seminário abordou os seguintes tópicos:

1) A renovação da Igreja no Concílio Vaticano II;

2) As lições da história sobre a Reforma da Igreja;

3) A comunhão sinodal como a chave da vida e da renovação do povo de Deus;

4) As reformas da Igreja universal e das Igrejas particulares;

5) a unidade dos cristãos e a reforma da Igreja; e

6) Reflexões para uma Igreja pobre, fraterna, e inculturada.

O seminário incluiu uma reflexão sobre as fontes de renovação permanente da Igreja e algumas indicações sobre a forma como aprofundar e institucionalizar as reformas da Igreja. O seminário também recolheu critérios de ação e propostas concretas para a reforma. Todos os relatórios e as conclusões do seminário serão publicados em um livro e compartilhado com o público em geral em data posterior.

Participantes: Antonio Spadaro SJ (Itália), Carlos Maria Galli (Argentina), Hermann Pottmeyer (Alemanha), John O'Malley SI (EUA), Andrea Riccardi (Itália), Giancarlo Pani SJ (Itália), Angelo Maffeis (Itália), Hervé Legrand OP (França), Dario Vitali (Itália), Alphonse Borras (Bélgica), Gilles Routhier (Canadá), Silvia Scatena (Itália), Severino Dianich (Itália), Salvador Pié-Ninot (Espanha), Myriam Wijlens (Holanda), Massimo Faggioli (EUA e Itália), Carlos Schickendantz (Chile), William Henn OFM Cap. (EUA), Piero Coda (Itália), Joseph Famerée SCI (Bélgica), Peter De Mey (Bélgica), Jorge Scampini OP (Argentina), Juan Carlos Scannone SJ (Argentina), Diego Fares SI (Argentina), Serena Noceti (Itália), Mário de França Miranda SJ (Brasil), Léonard Santedi Kinkupu (República Democrática do Congo), José Mario C. Francisco SI (Filipinas), Mary Melone (Itália), D. Victor Manuel Fernández (Argentina).

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Revista jesuíta promove seminário sobre A Reforma da Igreja - Instituto Humanitas Unisinos - IHU