Papa Francisco leu seu discurso sobre a liberdade religiosa do púlpito exclusivo de Abraham Lincoln

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • Um bomba social por trás do Auxílio Brasil

    LER MAIS
  • O evangelismo empreendedor: o entrepreneurship na ação política das organizações não-governamentais transnacionais da nova direita

    LER MAIS
  • Pedro Casaldáliga no caminho dos Padres da Igreja da América Latina. Artigo de Juan José Tamayo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


28 Setembro 2015

O Papa Francisco usou neste sábado o púlpito de Gettysburg para o seu discurso no Independence Hall. Graças à gentil concessão da Fundação Abraham Lincoln da Union League da Filadélfia, o Santo Padre usará o mesmo púlpito histórico do qual o presidente Lincoln proferiu um dos discursos mais famosos da história norte-americana.

A reportagem é de Luis Badilla, publicada no sítio Il Sismografo, 26-09-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O púlpito do qual o presidente Lincoln pronunciou as 272 palavras que passaram para a história por dedicar parte do campo de batalha como primeiro cemitério militar nacional faz parte da coleção de J. Howard Wert e está em empréstimo de longo prazo a um colecionador particular.

A batalha de Gettysburg ocorreu de 1º a 3 de julho de 1863, nos arredores da cidadezinha de Gettysburg, na Pensilvânia. Tendo começado como um simples escaramuça, ele se transformou em um dos confrontos mais sangrents da Guerra Civil norte-americana.

A batalha viu o envolvimento de mais de 160.000 soldados e foi decisiva para os destinos da União. Quando o presidente Lincoln visitou Gettysburg cerca de quatro meses depois, ele ofereceu uma oração de apenas dois minutos, que termina com as imortais palavras: "Que esta nação, guiada por Deus, tenha um renascimento da liberdade; e que a ideia de um governo do povo, pelo povo, para o povo não desapareça da face da terra".

Hoje, o discurso de Gettysburg continua sendo um dos mais citados e mais conhecido na história norte-americana. "Estamos honrados e gratos pela generosidade da Fundação Abraham Lincoln por oferecer ao Santo Padre a oportunidade de falar da tribuna de Gettysburg no Independence Hall", disse Robert J. Ciaruffoli, presidente do Encontro Mundial das Famílias da Filadélfia 2015.

"A sua simples beleza e o seu humilde papel em um dos momentos mais importantes da história norte-americana refletem, em muitos aspectos, o ponto de vista do próprio Papa Francisco. O fato de que esse homem de fé que fala de paz, amor e liberdade religiosa em todo o mundo, ao seu dirigir a todos aqueles que virão vê-lo na Filadélfia, falará do mesmo púlpito que foi usado pelo presidente Lincoln será um momento extremamente comovente para todos."

"O púlpito de Gettysburg é um dos artefatos mais importantes da história norte-americana, e estamos contentes porque o Papa Francisco o usará para seu discurso na Filadélfia", disse John Meko, diretor-executivo das três fundações da Union League, do qual a Fundação Abraham Lincoln faz parte.

"As palavras pronunciadas pelo presidente Lincoln há mais de 150 anos no solo sagrado de Gettysburg ainda hoje definem os Estados Unidos e os princípios com base nos quais vive este grande país. Com o Independence Mall, um dos edifícios mais históricos da América, escolhido em junho como lugar oficial para a visita papal, parecia mais do que apropriado dar ao Santo Padre a oportunidade de pronunciar sua mensagem ao mundo a partir do púlpito usado pelo presidente Lincoln para o discurso mais famoso da história norte-americana."

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa Francisco leu seu discurso sobre a liberdade religiosa do púlpito exclusivo de Abraham Lincoln - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV