As freiras leem mais que os padres

Mais Lidos

  • O drama silencioso do celibato sacerdotal: pastores sozinhos, uma Igreja ferida. Artigo de José Manuel Vidal

    LER MAIS
  • O documento que escancara o projeto Trump: um mundo sem regras, sem Europa e sem democracia. Artigo de Maria Luiza Falcão Silva

    LER MAIS
  • “A esquerda é muito boa em apontar injustiças, mas isso pode ser uma desculpa para não fazer nada”. Entrevista com Rutger Bregman

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

27 Julho 2015

O diretor da Libreria Editrice Vaticana (LEV), padre Giuseppe Costa, disse ao jornal L'Osservatore Romano, que "as freiras leem mais do que os sacerdotes". Um fenômeno que também se vê na sociedade secular e que, portanto, é refletido no mundo religioso: as mulheres leem mais que os homens.

A reportagem foi publicada pelo jornal L'Osservatore Romano e republicada no sítio Zenit.org, 22-07-2015.

Segundo as estatísticas, as vendas de livros diminuíram e as livrarias são menos frequentadas. De fato, disse o Pe. Costa, “no passado as livrarias eram mais frequentadas por religiosos e religiosas. Mas hoje em dia, temos que fazer as contas com os efeitos colaterais do empobrecimento da classe média, que, até mesmo, afeta muito a cultura”.

"As religiosas – recorda o sacerdote Salesiano – são as primeiras a adquirir os documentos publicados pelos entes do Vaticano, um fato que vale especialmente para aquelas que trabalham nas paróquias e que estão em contato direto com os problemas da família e da sociedade”.

"Os sacerdotes, por sua vez, com as devidas exceções, parecem frequentar com menos regularidade as livrarias. Os maiores fluxos são registrados com as grandes festas litúrgicas”.

"É claro – acrescenta o diretor da LEV – que as suas receitas são escassas. Portanto, torna-se necessário realizar um projeto cultural mais amplo para fomentar mais a leitura”.

No que respeita às questões e livros mais vendidos, "os religiosos e religiosas procuram os textos de meditação cristã relativos à lectio divina, que ajudam a aprofundar o diálogo com Deus".