O arcebispo de Dublin se diz a favor de sacerdotes casados, “Poderia ser importante nos países missionários”

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

28 Abril 2014

O arcebispo de Dublin sinalizou abertura para o debate sobre a ordenação de homens casados.

Em entrevista após uma celebração de Páscoa, Dom Diarmuid Martin se referiu aos comentários feitos por Dom Erwin Kräutler. Erwin disse que o Papa Francisco está aberto para ouvir sugestões das conferências episcopais nacionais a respeito de ordenar “viri probati” (homens de caráter comprovado).

A reportagem é de Sarah Mac Donald, publicada por The Tablet, 23-04-2014. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

“O papa disse estar aberto a esta questão; disse que quer ouvir as Igrejas locais. Acrescentou, porém, que nenhuma Igreja local, nenhuma Igreja nacional, deveria decidir sobre isso por conta própria”, contou Diarmuid ao jornal Irish Independent.

No entanto, o arcebispo disse que iria “esperar e ver” o que o Papa Francisco irá fazer, embora tenha sugerido que a ordenação de homens casados seria bastante importante em países missionários.

Dom Diarmuid descartou a ordenação de mulheres, dizendo que este assunto “não está em pauta neste momento”, e sugeriu que a contribuição dos diáconos precisa ser mais explorada assim como as formas como padres e leigos poderiam colaborar mais produtivamente nas paróquias.

Numa conversa em separado, o arcebispo revelou que o número de sacerdotes na arquidiocese de Dublin caiu para 400 pela primeira vez. Hoje há 250 padres diocesanos ativos para dar conta de 199 paróquias.

Em sua homilia na missa do crisma, o arcebispo reconheceu que muitas das funções que os padres costumavam exercer na Igreja já foram “assumidas por leigos, homens e mulheres”, embora grande parte do apoio social que tradicionalmente o clero recebia esteja enfraquecido.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O arcebispo de Dublin se diz a favor de sacerdotes casados, “Poderia ser importante nos países missionários” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU