''Falar de pauperismo empobrece o discurso de Francisco''. Entrevista com Angelo Becciu

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Setembro 2013

"Um discurso muito duro, não, excelência?". "Sim, esses eram discursos que, talvez, em 1968, eram mais aceitos, mais acolhidos. Mas agora...". O arcebispo Angelo Becciu, sostituto e, portanto, "número dois" da Secretaria de Estado, sorri. Na comitiva que acompanhou Francisco na sua viagem a Sardenha, no último domingo, há a percepção da coragem de um papa que vai na contracorrente.

A reportagem é de Gian Guido Vecchi, publicada no jornal Corriere della Sera, 23-09-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Alguém gritou para o Santo Padre: você é único, você é único! Foi clara a sua crítica a um sistema econômico e financeiro em que prevalece o ídolo do dinheiro e se está disposto a tudo, a sacrificar os direitos fundamentais, pelo lucro".

Eis a entrevista.

O papa, que vem do Sul do mundo é sensível às injustiças...

É claro. Ele nunca adotou a teologia da libertação, entendida no sentido ideológico. Ele foi severo com quem queria transformar a Igreja em uma ONG. Isso, no entanto, leva-o com mais autoridade a gritar contra as injustiças do capitalismo selvagem.

Um legado da "teologia do povo" argentina?

A verdadeira teologia da libertação é aquela que a Igreja também adotou e aprovou: a teologia em que se coloca Deus em primeiro lugar e tenta defender os pobres fazendo deles a expressão da solidariedade e do compromisso dos católicos.

Há quem o acuse de pauperismo.

O seu discurso é cristológico: a salvação total diante de Jesus. Quem tem, deve compartilhar e investir: o empreendedorismo inteligente que atua de forma adequada. Falar de pauperismo empobrece o discurso. É a doutrina social da Igreja: o dinheiro não pode ser o objetivo.

Com as nomeações na Cúria, os diplomatas voltam ao primeiro plano...

Egoisticamente, isso me conforta... Houve uma onda, mesmo na Igreja, contra os núncios. O papa escolheu as pessoas e considerou a sua preparação: é uma forma de dar fôlego internacional à Igreja, como indicou o Concílio.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

''Falar de pauperismo empobrece o discurso de Francisco''. Entrevista com Angelo Becciu - Instituto Humanitas Unisinos - IHU