A viagem do Papa a Lampedusa

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: André | 03 Julho 2013

O Papa visitará Lampedusa numa viagem “discreta”. O motivo? Ficou comovido “com o recente naufrágio de uma embarcação” de imigrantes africanos. Por essa razão, na próxima segunda-feira, 8 de julho, o Papa Francisco se reunirá com os imigrantes e os moradores da ilha, lançará uma coroa de flores ao mar e celebrará uma missa, de acordo com o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi.

A reportagem é de Giacomo Galeazzi e publicada no sítio Vatican Insider, 01-07-2013. A tradução é do Cepat.

Na segunda-feira, Francisco chamará a atenção do mundo para a emergência das migrações. No final de maio, o arcebispo de Agrigento, dom Francesco Montenegro, havia convidado Bergoglio para que visitasse a ilha. Francisco, que sempre se mostrou particularmente atencioso com os mais desprotegidos, enviou imediatamente uma resposta positiva. E assim, o Papa celebrará uma missa na praça esportiva para os imigrantes e para a população local.

Em 2013, os imigrantes que desembarcaram na costa italiana já são 7.913, quase o dobro em relação aos 4.019 que chegaram no mesmo período do ano passado. A maior parte dos casos foi registrada em Lampedusa (3.648 pessoas). Nos primeiros meses de 2012, os desembarques na ilha foram 1.021.

“O Papa Francisco – indica uma nota da Sala de Imprensa do Vaticano –, profundamente comovido com o recente naufrágio de uma embarcação que transportava emigrantes procedentes da África, no último de uma série de análogas tragédias, deseja rezar por aqueles que perderam a vida no mar, visitar os sobreviventes e os prófugos presentes, animar os moradores da ilha e fazer um chamamento à responsabilidade, a fim de que todos se encarreguem destes irmãos e irmãs sumamente necessitados. Dadas as circunstâncias particulares, esta visita será realizada da maneira mais discreta possível, também em consideração à presença dos bispos da região e das autoridades civis”.

“A Igreja de Agrigento acolhe com imensa alegria a notícia da visita do Papa Francisco”, respondeu o arcebispo da cidade siciliana, Francesco Montenegro, que também é presidente da Comissão da Conferência Episcopal da Itália que se ocupa das migrações.

“É um dom de graça extraordinária pelo qual agradecemos ao Senhor. A escolha da ilha de Lampedusa – acrescentou – é em si mesma uma mensagem forte que nos ajuda a ler a história com os olhos de Deus. Lampedusa é a terra de chegada de milhares de africanos que buscam uma vida digna na Itália e na Europa”.

“A presença do bispo de Roma em Lampedusa confirmará a comunidade cristã no exercício da caridade e da acolhida. É um evento histórico – observou – diante do qual devemos nos preparar intensa e espiritualmente para acolher esta inesperada surpresa. Encomendamos à Virgem do Porto Salvo a viagem do Papa e a comunidade de Lampedusa e Linosa, porque bendito é aquele que vem em nome do Senhor”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A viagem do Papa a Lampedusa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU