Dois mil franciscanos estão reunidos em Assis para o Capítulo das Esteiras

Mais Lidos

  • Lira mensageira. Drummond e o grupo modernistamineiro é o mais recente livro de um dos principais pesquisadores da cultura no Brasil

    Drummond e o modernismo mineiro. A incontornável relação entre as elites políticas e os intelectuais modernistas. Entrevista especial com Sergio Miceli

    LER MAIS
  • Indígenas cercados: ruralistas contra-atacam. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • O papel da mulher na Igreja continua sendo uma questão delicada que o Vaticano não consegue resolver. Artigo de Christine Schenk

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

17 Abril 2009

Pela primeira vez na história, a cidade italiana de Assis acolherá as ordens franciscanas, que se reunirão de 15 a 18 de abril no chamado Capítulo das Esteiras, por ocasião do 800º aniversário da aprovação da Regra Franciscana pelo Papa Inocêncio III.

Representantes dos Frades Menores, dos Frades Menores Conventuais, dos Frades Capuchinhos e da Ordem Terceira Regular se reunirão na Porciúncula, lugar onde são Francisco viveu e morreu e fundou a ordem franciscana.
Desde quarta-feira e até sábado, cerca de 2.000 frades de 65 países estarão reunidos, informou em Assis o ministro-geral da Ordem dos Frades Menores, o espanhol José Rodríguez Carballo.

Dedicaram a quinta-feira aos testemunhos franciscanos no mundo em uma mesa redonda sobre “A regra e a vida dos Frades Menores”; na sexta-feira será dedicada à penitência e jejum e no sábado serão recebidos pelo Papa Bento XVI na residência de Castel Gandolfo.
O chefe de imprensa dos franciscanos, o italiano Enzo Fortunato, disse nesta quarta-feira à Rádio Vaticano que durante a reunião extraordinária renovarão o carisma franciscano e buscarão respostas para os desafios atuais.

(cfr.notícia do dia 16-04-09, desta página).