Coisando. Eucanaã Ferraz na oração inter-religiosa desta semana

Entrada da floresta de bambu, no Japão | Foto: Kyle Merriman

05 Novembro 2021

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Por meio de orações de mestres espirituais de diferentes religiões, mergulhamos no Mistério que é a absoluta transcendência e a absoluta proximidade. Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.

Coisando

Gosto de coisar nas coisas.

Desde garoto coisava comigo

essa coisa curiosa:

as coisas fazem cócegas nos nossos olhos!

Os olhos sabem de tudo.

E ficam assim, refletindo, mudos,

matutando, coisando,

cuidando do mundo.

Fonte: Eucanaã Ferraz. Cada coisa. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016, p. 41.

Eucanaã Ferraz na FLIP, em 2016 (Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil)

Eucanaã Ferraz (1961): poeta brasileiro nascido no Rio de Janeiro. É professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e também consultor de literatura do Instituto Moreira Salles, São Paulo, onde elabora publicações, exposições, debates, cursos e espetáculos. É autor de diversas obras, entre elas, Sentimental (Companhia das Letras, 2012), pela qual foi agraciado com o Prêmio Portugal Telecom de 2013. Também destacamos Desassombro (7 Letras, 2002), considerado o melhor livro de poesia de 2002, que recebeu o Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional.