Oração para aviadores. Manuel Bandeira na oração inter-religiosa desta semana

Cena do filme Irmão Sol, Irmã Lua | Foto: Divulgação

13 Agosto 2021

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Por meio de orações de mestres espirituais de diferentes religiões, mergulhamos no Mistério que é a absoluta transcendência e a absoluta proximidade. Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

Oração para aviadores

Santa Clara, clareai
Estes ares.
Dai-nos ventos regulares,
de feição.
Estes mares, estes ares
Clareai.

Santa Clara, dai-nos sol.
Se baixar a cerração,
Alumiai
Meus olhos na cerração.
Estes montes e horizontes
Clareai.

Santa Clara, no mau tempo
Sustentai
Nossas asas.
A salvo de árvores, casas,
E penedos, nossas asas
Governai.

Santa Clara, clareai.
Afastai
Todo risco.
Por amor de S. Francisco,
Vosso mestre, nosso pai,
Santa Clara, todo risco
Dissipai.

Santa Clara, clareai.

Fonte: Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987, p. 204-205

Manuel Bandeira (Foto: Arquivo Lygia Fagundes Telles | IMS)

Manuel Bandeira Filho (1886 - 1968): foi professor, poeta, cronista, crítico, historiador literário e tradutor brasileiro. Foi agraciado com o prêmio da Sociedade Felipe d’Oliveira pelo conjunto da obra (1937) e o prêmio de poesia do Instituto Brasileiro de Educação e Cultura, também pelo conjunto da obra (1946). Juntamente com escritores como João Cabral de Melo Neto, Paulo Freire, Gilberto FreyreCarlos Pena Filho e Osman Lins, entre outros, representa o melhor da produção literária do país.

Como crítico de literatura e historiador literário, revelou-se sempre um humanista. Foi um poeta modernista, autor de livros como Libertinagem. Em 1954, publicou o livro de memórias “Itinerário de Pasárgada”, onde, além de suas memórias, expõe todo o seu conhecimento sobre formas e técnicas de poesia, o processo da sua aprendizagem literária e as sutilezas da criação poética. Sua obra foi reunida nos volumes Poesia e Prosa (Aguilar, 1958), contendo numerosos estudos críticos e biográficos.