Aumenta-nos a fé

Mais Lidos

  • A 'facisfera' católica: jovens sacerdotes ultraconservadores que rezam no YouTube pela morte do Papa Francisco

    LER MAIS
  • Varsóvia e Gaza: 80 anos depois, dois guetos e o mesmo nazismo... e a mídia finge não ver o Terror de Estado de Netanyahu. Artigo de Luiz Cláudio Cunha

    LER MAIS
  • A fé que ressurge do secularismo e do vírus. Artigo de Tomáš Halík

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

30 Setembro 2016

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo Lucas 17,5-10 que corresponde ao 27° Domingo do Tempo Comum, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto

Aumenta-nos a fé

De forma repentina, os discípulos fazem a Jesus uma petição vital: «Aumenta-nos a fé». Em outras ocasiões tinham pedido: «Ensina-nos a rezar". À medida que Jesus lhes desvenda o projeto de Deus e o trabalho que lhe quer encomendar, os discípulos sentem que não lhes basta a fé que vivem desde crianças para responder à sua chamada. Necessitam de uma fé mais robusta e vigorosa.

Passaram mais de vinte séculos. Ao longo da história, os seguidores de Jesus viveram anos de fidelidade ao Evangelho e horas obscuras de deslealdade. Tempos de fé forte e também de crise e incerteza. Não necessitaremos de pedir de novo ao Senhor que aumente a nossa fé?

Senhor aumenta-nos a fé

Ensina-nos que a fé não consiste em acreditar em algo, mas sim em acreditar em ti, Filho de Deus encarnado, para nos abrirmos ao teu Espírito, deixar-nos alcançar pela tua Palavra, aprender a viver com o teu estilo de vida e a seguir de perto teus passos. Só tu és quem «inicia e consuma a nossa fé».

Aumenta-nos a fé

Dá-nos uma fé centrada no essencial, purificada de adesões artificiais que nos afastam do núcleo do teu Evangelho. Ensina-nos a viver nestes tempos uma fé, não fundada em apoios externos, mas na tua presença viva nos nossos corações e nas nossas comunidades crentes.

Aumenta-nos a fé

Faz-nos viver uma relação mais vital contigo, sabendo que tu, nosso Mestre e Senhor, és o primeiro, o melhor, o mais valioso e atrativo que temos na Igreja. Dá-nos uma fé contagiosa que nos oriente para uma fase nova de cristianismo, mais fiel ao teu Espírito e à tua trajetória.

Aumenta-nos a fé

Faz-nos viver identificados com o teu projeto de reino de Deus, colaborando com realismo e convicção em fazer a vida mais humana, como quer o Pai. Ajuda-nos a viver humildemente a nossa fé com paixão por Deus e compaixão pelo ser humano.

Aumenta-nos a fé

Ensina-nos a viver convertendo-nos a uma vida mais evangélica, sem nos resignarmos a um cristianismo rebaixado aonde o sal se vai tornando insosso e a Igreja vai perdendo a sua qualidade de fermento. Desperta entre nós a fé das testemunhas e dos profetas.

Aumenta-nos a fé

Não nos deixes cair num cristianismo sem cruz. Ensina-nos a descobrir que a fé não consiste em acreditar no Deus que nos convém, mas naquele que fortalece a nossa responsabilidade e desenvolve a nossa capacidade de amar. Ensina-nos a seguir-te tomando a nossa cruz cada dia.

Aumenta-nos a fé
Que te experimentemos ressuscitado no meio de nós renovando as nossas vidas e alentando as nossas comunidades.

Para aprofundar a reflexão

A esperança no coração

Em que Deus acreditamos?

¿En que Dios creemos?

A simplicidade da fé

Somos seres de gratuidade

Acesse outros Comentários do Evangelho: clique aqui

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aumenta-nos a fé - Instituto Humanitas Unisinos - IHU