• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O capitalismo atual é incapaz de entregar o que promete

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Janeiro 2018

Como diz Benjamin, o presente aglutina o que foi conquistado pelas lutas sociais e a descoberta de novas chances para ação humana coletiva.

O artigo é de Luiz Gonzaga Belluzzo, economista, publicado por CartaCapital, 18-01-2018.

Segundo ele, “o tempo histórico do Ser Social não admite as patetadas do positivismo de lavanderia, tão ao gosto de certos analistas brasileiros, à esquerda ou à direita”.

Eis o artigo.

Na primeira edição do ano de CartaCapital, assaltaram-me dúvidas nada cartesianas. Peço vênia, diria o ministro Barroso, para me embrenhar na selva das dúvidas prosaicas. Dúvidas que assaltam os mortais mergulhados nas agruras da sociedade dos desiguais.

O jornal Valor publicou na última quarta-feira uma pesquisa qualitativa que colheu as visões das classes C e D a respeito, entre outras indagações, do governo Temer e das intenções de voto nas eleições de 2018. As opiniões do povo “populista” repudiam veementemente o governo do presidente Temer: “É percebido como um político fraco, egoísta, corrupto, sujo e tomador de medidas impopulares”.

Os populistas populares reafirmam a preferência por Lula, a despeito de referências inconformadas à política e aos políticos. A inegável melhora das condições concretas de vida na era Lula empurra os cidadãos menos favorecidos para o voto no ex-presidente: “Avaliações sobre o governo Lula são positivas, mas mesmo simpatizantes dizem que o petista ‘não é santo’ ”.

As opiniões exaradas na pesquisa brasileira repercutem o fenômeno dos movimentos anti-establishment nos Estados Unidos e na Europa. Yanis Varoufakis escreveu no Project Syndicate artigo certeiro sobre os desacertos do pensamento social dominante, o “pensamento das elites”.

Diz Varoufakis que, em ambos os lados do Atlântico, a emergência do “paroquialismo militante” (o nacionalismo estreito e reacionário) tem sido investigada de todos os ângulos possíveis: psicanalítico, cultural, antropológico, estético e, naturalmente, sob a ótica identitária.

“O único ângulo que permanece largamente inexplorado, crucial para a compreensão do que está ocorrendo, é a incessante guerra de classes deflagrada contra os pobres, desde o fim dos anos 70.”

Varoufakis continua: os dados do Federal Reserve informam que, nos Estados Unidos, mais da metade das famílias não se qualifica para obter um empréstimo de 12.825 dólares com o propósito de adquirir um Nissan Versa. Enquanto isso, na Inglaterra, mais de 40% das famílias dependem dos recursos públicos dos bank foods para prover sua alimentação e cobrir as necessidades básicas.

Na Alemanha, explica Le Monde Diplomatique, depois da reforma trabalhista, o baixo desemprego convive com a generalização do trabalho precário, produzindo em massa o fenômeno dos working poors.

Em sua configuração atual, o capitalismo escancara a incapacidade de entregar o que promete aos cidadãos. A exclusão manifesta-se no desemprego dos jovens, no desemprego estrutural promovido pela transformação tecnológica e pela migração da manufatura para as regiões de baixos salários.

Os cidadãos brasileiros das classes C e D compreendem à sua moda as contraposições que os bacanas não entendem, aprisionados no “mundo das ideias”. Uma subespécie de platonismo après la lettre. É desnecessário relembrar o leitor de CartaCapital que Platão chamou de Mundo das Ideias o imutável, eterno e “real” em oposição ao Mundo Sensível, em que os objetos são passageiros, caracterizados pela mutabilidade e ilusórios.

Sou obrigado a me socorrer de Herbert Marcuse em seu ensaio Heideggerian Marxism: “Os problemas filosóficos relativos à verdade também têm ‘história’, não no mero sentido factual de sua produção na ‘história’, mas sobretudo no sentido essencial de que estão ancorados nas condições concretas de existência histórica e só ganham significado a partir dessa perspectiva”.

O tempo histórico do Ser Social não admite as patetadas do positivismo de lavanderia, tão ao gosto de certos analistas brasileiros, à esquerda ou à direita.

Nas Teses Sobre a História, Walter Benjamin rebelava-se contra as versões social-evolucionistas do pensamento de esquerda. Essas filosofias da história pretendem congelar a imagem “eterna” do passado, enquanto o presente se transforma apenas num ponto de passagem para o futuro.

O futuro é projetado como uma ponte que atravessa um tempo homogêneo e vazio: o progresso está lá, irremediavelmente à espera de ser desvendado pela Razão.

Na contramão, Benjamin argumenta que o presente é o ponto de aglutinação entre o que foi conquistado no passado pelas lutas sociais e a incessante descoberta de novas possibilidades pela ação humana coletiva. Nada está garantido.

No Brasil de hoje, a ansiedade para esconder as Verdades da Existência que emergem do conflito social gerou um fenômeno peculiar, o “radicalismo de centro”, como bem observou o jornalista Luis Nassif. Os intelectuais do establishment contorcem argumentos para negar o que as pesquisas de opinião quantitativas e qualitativas demonstram à saciedade.

Leia mais

  • Poderes e saberes da finança. Artigo de Luiz Gonzaga Belluzzo
  • "O ajuste, da maneira que foi feito no Brasil, é totalmente equivocado, pois produziu um desajuste". Entrevista especial com Luiz Gonzaga Belluzzo
  • O castelo de areia da ortodoxia econômica diante do sopro iconoclasta de Belluzzo
  • Meirelles é 'primário, só um símbolo que o mercado inventou', diz Belluzzo
  • Um novo pacto para salvar a Europa. Artigo do economista Yanis Varoufakis
  • "É uma Europa sem alma." Entrevista com Yanis Varoufakis
  • Capitalismo no campo dizima os cerrados e atiça os conflitos agrários
  • Coreias. Do tecnocapitalismo definitivo ao comunismo dinástico
  • Capitalismo e democracia são compatíveis?
  • “Todos devemos participar de um processo revolucionário que nos distancie da loucura do capitalismo”. Entrevista com David Harvey
  • A ilusão do capitalismo eterno
  • A era do "capitalismo irônico"
  • ''A alternativa à perversão do capitalismo é a doutrina social da Igreja'', afirma Jeffrey Sachs
  • "A União Soviética entrou em colapso quando não conseguiu igualar os resultados do capitalismo". Entrevista com Alan Woods
  • Realmente devemos a modernidade ao capitalismo?
  • E o capitalismo morrerá de overdose?
  • Capitalismo e vida
  • Corrupção empresarial coloca em xeque o modelo de capitalismo brasileiro
  • Contra a crise, o possível pós-capitalismo local
  • A crescente desigualdade do capitalismo mundial

Notícias relacionadas

  • O escândalo econômico do dom

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • ''A fé não é um produto como todos os outros''. Entrevista com Éric Jaffrain

    Éric Jaffrain, consultor de marketing de organizações sem fins lucrativos, tendo criado o conceito de gift economy, a economi[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados