A economia circular é apenas uma moda ou é uma necessidade futura?

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “Um Netanyahu em plena fuga para a frente vai responder ao Irã, e apenas os EUA podem evitar o pior”

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

10 Setembro 2017

A economia circular irá substituir a economia linear? A questão fundamental é a ousadia de pensar as coisas de novo. Preciso realmente de um carro próprio? Existe algum problema em alugar um carro sempre que preciso de um? Precisamos questionar nosso pensamento convencional, escreve Renato Cunha, estilista e criador do blog Stylo Urbano em artigo publicado por Stylo Urbano, 08-09-2017.

 

Eis o artigo.

Vivemos uma era de diferentes economias: bioeconomia, economia de plataforma, economia digital, economia compartilhada e economia circular. Estas são apenas modas ou a nova realidade que mudará a forma como consumimos e vivemos nossas vidas? A economia circular não é um fenômeno novo pois ao longo da história, tem sido a maneira de atuar e gerenciar em tempos de escassez. Nossos antepassado viveram com moderação e mantiveram tudo em bom uso até o último suspiro.

As pessoas ainda fazem isso nos países em desenvolvimento e em circunstâncias severas ou excepcionais, como durante a guerra. A economia circular voltou a ser uma questão atual, uma vez que as matérias-primas globais, alimentos, recursos hídricos e energéticos não são suficientes para cobrir as necessidades da população ainda em crescimento de forma ilimitada. Devemos aprender a pensar diferentemente sobre propriedade e consumo.

A tecnologia acelera a economia circular e as atividades comerciais

Além de ser uma necessidade, a economia circular é uma ótima oportunidade para criar uma demanda sustentável e novos tipos de atividades empresariais. Uma vez que um produto atingiu o fim de seu ciclo de vida, a tecnologia permite recuperar suas matérias-primas e componentes e usá-los para novos fins. Nada é desperdiçado. O uso eficiente de recursos exige novos operadores, redes de distribuição e sistemas para garantir que as remessas corretas estejam no lugar certo, no momento certo.

Na indústria têxtil, existem bons exemplos de como as roupas usadas e garrafas PET podem ser reciclados em novas fibras têxteis. Por exemplo, as empresas Evrnu, Re-newcell e Saxcell desenvolveram técnicas de pré-tratamento para os resíduos de algodão, dissolvendo o desperdício de algodão para reutilização sem agentes tóxicos. A reciclagem química de tecidos é uma solução ecológica para reduzir o desperdício e poluição do fast fashion. A impressão 3D, por outro lado, permite o uso eficiente dos materiais na indústria de fabricação e, o melhor de tudo, a reciclagem de materiais recuperados. Tudo isso, no entanto, exige que pessoas em todo o meio empresarial adotem novas formas de pensar.

Os modos atuais de operação não trarão sucesso

A pesquisa e o desenvolvimento desempenham um papel fundamental para assegurar que a economia circular funcione eficientemente. Precisamos de inovações radicais que promovam o crescimento econômico sustentável e a reutilização dos resíduos industriais e agrícolas. A economia circular não é apenas uma forma de pensar, mas também é uma atividade comercial que cria valor, empregos e receitas fiscais. Precisamos de boas idéias, ampla mentalidade e projetos ousados ​​para transformar as ideias em atividades empresariais.

Como minimizar a quantidade de resíduos e reutilizar os resíduos remanescentes? O que costumava ser considerado como lixo, hoje pode gerar novos negócios, dos quais os fluxos secundários da produção de alimentos servem como um bom exemplo. Tendo como exemplo a transformação dos resíduos que sobram do processamento do suco de laranja em novas fibras têxteis, bioplásticos, purificação de água e conversão das águas residuais da indústria de suco em plástico biodegradável. Inovações como essas não são geradas a partir do nada, mas precisam ser fundadas em pesquisa e desenvolvidas para ter sucesso.

Penas para a passarela

As inovações também não ocorrem se não houver indivíduos que se atrevem a pensar grande ou de maneira nova. Um bom exemplo disso são as penas – um material pequeno e leve que se presta a muitos propósitos. Depois de ter fornecido calor e proteção para a ave, as penas podem ser transformadas em alimentos para animais ricos em proteínas ou usados ​​em materiais de embalagem.

Estamos familiarizados com travesseiros cheios de penas, mas acredito que a indústria têxtil faria um melhor uso das penas como matéria-prima. Quando veremos penas nas passarelas nos desfiles de moda?

Crescimento global da economia circular

O que está no cerne da economia circular são os serviços: comprar e possuir estão se transformando em empréstimos e uso compartilhado. Esta tem sido a realidade, por exemplo, no mercado imobiliário, e agora uma maneira similar de pensar também está se expandindo das ferramentas para os veículos. Quando as oportunidades oferecidas pela economia circular forem compreendidas em todos os lugares da sociedade, o compartilhamento aumentará ainda mais, e o peso sobre o meio ambiente reduzirá.

Novos serviços impulsionarão o crescimento e o emprego nos países. Por um lado, a digitalização substitui os empregos, mas, por outro lado, seu uso na economia circular proporcionará oportunidades de crescimento para as empresas: todo o ciclo de produção e vida útil do produto precisa de novas soluções que as aplicações da Internet de Coisas podem oferecer.

A economia circular irá substituir a economia linear? A questão fundamental é a ousadia de pensar as coisas de novo. Preciso realmente de um carro próprio? Existe algum problema em alugar um carro sempre que preciso de um? Precisamos questionar nosso pensamento convencional. A maneira de pensar e agir que as gerações anteriores costumavam praticar se transformará numa atividade comercial que ajudará a construir uma sociedade de bem-estar com as novas tecnologias disruptivas do século XXI.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A economia circular é apenas uma moda ou é uma necessidade futura? - Instituto Humanitas Unisinos - IHU