• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Sônia Braga, contra o terror golpista

Imagem: Youtube

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

03 Setembro 2016

A atriz protagoniza o suspense "Aquarius".

O diretor Kleber Mendonça Filho navega nas contradições sociais brasileiras. Mas não romantiza cangaceiros, favelados, crianças abandonadas. Ele quer a contradição localizada no interior da sociedade que as promove. Em O Som ao Redor, seu primeiro longa, quem rege a especulação imobiliária, a casa limpa do brasileiro médio, é o velho coronel. E sob o inferno de habitações urbanas verticais, construídas a partir do suor dos outros, a mãe burguesa busca matar a sede afetiva na máquina de lavar.
 
A reportagem é de Rosane Pavam, publicada por Carta Capital, 01-09-2016.

O drama de Mendonça é psicológico e sua realização cinematográfica, tensionada pelo suspense, que ele cita ao reencenar um iluminado banho de sangue. Nós que nos fechamos nas gaiolas dos condomínios mal reconhecemos servir à fúria de velhos tubarões. Nós, homens e mulheres, constituímos estranho alimento para este animal que nos faz cumprir espécies de sentenças penais à beira-mar.

Tal mundo repete-se em Aquarius, seu segundo longa. De volta, Mendonça traz a especulação, o cupim do capital a roer a madeira inventiva do Brasil. E, como no filme anterior, à mulher cabe ilustrar, às vezes risonhamente (como na sequência em que desbanca suas jovens entrevistadoras ignorantes), o centro da farsa, a casa dos cupins.

Aquarius - Kleber Mendonça

O diretor parece querer amplificar a força feminina ao personalizá-la em Sônia Braga, um ponto de luz do cinema e da tevê que desde o início de carreira emula os gestos encenados nesta terra, nossas pequenas loucuras e ironias, o menear de nossas cabeças. Sua protagonista Clara, que empenha uma luta contracultural pela manutenção de direitos civis e da propriedade do apartamento onde mora, fala como o brasileiro. E age em uma ambientação quase televisiva, como se presa a uma minissérie sóbria, porque pela tevê nos igualamos. A escolha de belas canções, escritas no passado por nomes como o de Taiguara, por exemplo, entrega a intenção de que ali se realize um conto popular.

A fraqueza e a força do filme residem nesta obsessão de Mendonça em tornar Clara indestrutível, sem as contradições e hesitações do homem comum, a enredar os vilões que falam baixo, como o jovem especulador imobiliário representado com excelência por Humberto Carrão.

A musculatura de ferro de Clara talvez se explique pela inclinação natural do diretor ao suspense, gênero aqui desenhado paulatinamente, com extraordinário efeito final. Mas e se quiséssemos ver em Clara alguém adiante da força imbatível? Entendê-la rica porque hesitante, íntegra enquanto recolhida? Então a procuraríamos em outro filme distante deste, que se tornou simbólico, a partir de sua participação em Cannes neste ano, da luta contra o terror golpista.

Leia mais...

A retórica do "Golpe de Estado" no impeachment de Dilma Rousseff

Quem precisa de polêmica quando se tem Sonia Braga?

‘Casa Grande’ estreia para refletir o País e ser um dos filmes do ano

Equipo del filme "Aquarius" protestó en Cannes contra "golpe" en Brasil (IHU/Adital)

O Recife é metade roubado ao mar, metade à especulação


Notícias relacionadas

  • Campanha da legalidade e o processo de democracia. Entrevista especial com João Trajano Sento-Sé

    LER MAIS
  • A memória viva na identificação dos traços de humanidade na atmosfera da barbárie. Entrevista especial com Alfredo Jerusalinsky

    “Fazer cinema sobre o Holocausto é uma forma de indagar como é possível que um povo – nessa ocasião o povo alemão – pos[...]

    LER MAIS
  • Multidão exige renúncia de Cartes e anulação do caso Curuguaty

    Uma multidão tomou as ruas de Assunção na última segunda-feira (15), no aniversário da capital paraguaia, para defender “a [...]

    LER MAIS
  • Pokémon GO: bem vindo ao deserto do real!

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados