Sudão do Sul: missionários verbitas são forçados a deixar o país devido aos ataques contínuos contra a sua missão

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

29 Agosto 2016

Os verbitas deixam o Sudão do Sul. É o triste resultado de uma prolongada série de ataques brutais contra a missão de Lainya, onde estão presentes muitos refugiados, também da Uganda.

A nota é do Servizio Informazione Religiosa (SIR), 25-08-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A violência desestabilizou a região e colocou em grave perigo a população e os missionários da Sociedade do Verbo Divino. O futuro parece sombrio para o Sudão do Sul.

Os verbitas decidiram abandonar a sua missão fundada em 2012, confirmando: "No fim, sentimo-nos espectadores impotentes, capturados em um vórtice de inveja, ódio e violência sem fim", confirmou o missionário verbita padre Francis Joseph Naduviledathu ao portal da Igreja alemã Katholisch.de.

Os militares e as milícias dos rebeldes combateram "lutas brutais" em Lainya, confirmou o missionário, afirmando que "a paz continua sendo um sonho distante no Sudão do Sul".

Uma noite, soldados do governo bêbados atiraram selvagemente pelas ruas de Lainya, contou o padre Naduviledathu, e, no fim de julho, a missão foi atacada pelos soldados: "Eles nos intimidaram com as suas armas, escolheram dois dos ugandeses refugiados na missão, arrastaram-nos pelas imediações da igreja e atiraram contra eles. Um dos ugandenses morreu na hora", contou o padre Francis Joseph, confirmando como "improvável" um retorno ao Sudão do Sul em um curto espaço de tempo.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sudão do Sul: missionários verbitas são forçados a deixar o país devido aos ataques contínuos contra a sua missão - Instituto Humanitas Unisinos - IHU