Frades Dominicanos: em Bolonha o Capítulo geral a 800 anos da fundação da Ordem

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Mudanças climáticas: uma oportunidade para a teologia se libertar do passado. Artigo de Bruno Latour

    LER MAIS
  • O extermínio na hora do almoço. Artigo de Corrado Augias

    LER MAIS
  • Pedofilia, relatório sobre a diocese de Ratzinger: 497 vítimas. O Papa Emérito é acusado de negligência em 4 casos. Santa Sé: “Vergonha”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


19 Julho 2016

Está em andamento nestes dias, no convento patriarcal de Bolonha, o Capítulo Geral da Ordem dominicana, com a participação de 75 priores dominicanos de todo o mundo. 

A informação é publicada por Servizio di Informazione Religiosa – SIR, 18-07- 2016. A tradução é de Benno Dischinger.

Sexta-feira à noite a manifestação com tochas que se realizou da Colina da Observância no Convento de São Domingos e do qual tomaram parte também 109 jovens frades e irmãs dominicanas, provenientes de 50 diversos países, inaugurou o Capítulo geral dominicano, que neste ano assume particular importância pela passagem dos 800 anos da fundação da Ordem.

Mas, o encontro de sexta-feira à noite concluiu também a “peregrinação nas pegadas do santo fundador” empreendido – se lê numa nota – por “jovens frades e irmãs peregrinos, que partiram dia 1° de julho” e que “atravessaram os lugares em que Domingos nasceu, cresceu e viveu, da Espanha à França, à Itália”.

“O desfile com tochas – prossegue a nota – repercorreu, ao invés, a última viagem de São Domingos que, já moribundo, foi carregado pelos seus confrades da colina da Observância ao seu Convento às portas da cidade”. Ontem, domingo dia 17 de julho, o ministro geral dos frades menores franciscanos, Michael A. Perry, presidiu a missa na Basílica de São Domingos, à qual seguiu a jornada de retiro aos frades capitulares, “renovando a amizade e a colaboração que desde o início de sua história caracterizam as relações entre dominicanos e franciscanos”.

Frades Dominicanos em audiência com o Papa Francisco

No âmbito do Capítulo geral da Ordem dominicana, o arcebispo de Bolonha, D. Matteo Maria Zuppi, presidiu na segunda-feira, dia 18 de julho, o canto das vésperas na Basílica de São Domingos, em Bolonha.

No decurso da liturgia, aberta à participação de todos os fiéis, D. Zuppi apresentou uma reflexão pessoal.

O capítulo geral da Ordem dominicana, o trigésimo segundo de sua história, prosseguirá em Bolonha até quinta-feira, 4 de agosto, sob a presidência do mestre da Ordem, frei Bruno Cadoré, cujo mandato dura nove anos renováveis, e que também foi membro diretor do Centro de Ética Médica da Université Catholique de Lille, bem como membro do Conselho Nacional francês sobre Aids.

Sexta-feira, cinco de agosto, participantes do Capítulo geral serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco.

Num telegrama endereçado nos dias passados ao frei Cadorè e firmado pelo Secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco auspicou “que todos aqueles que seguem o carisma de São Domingos – infatigável apóstolo de graça e perdão, compassivo com os pobres e ardente defensor da verdade – possam testemunhar misericórdia, professando-a e encarnando-a na vida, e possam ser sinais da proximidade e da ternura de Deus, de modo que a sociedade possa hoje redescobrir a urgência da solidariedade, do amor e do perdão”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frades Dominicanos: em Bolonha o Capítulo geral a 800 anos da fundação da Ordem - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV