Ana Carolina Alfinito Vieira

Mais Lidos

  • “A emoção substituiu a expertise, e nosso cérebro adora isso!” Entrevista com Samah Karaki

    LER MAIS
  • “Marco temporal”, o absurdo como política de Estado? Artigo de Dora Nassif

    LER MAIS
  • A desigualdade mundial está aumentando: 10% da população detém 75% da riqueza

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Outubro 2025

Ana Carolina Alfinito Vieira é assessora jurídica na Amazon Watch; Pós-doutoranda na Universidade Federal do Pará; e Pesquisadora na FGV Direito SP. Possui graduação em direito pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em políticas públicas pela Hertie School of Governance (2012) e doutorado em sociologia política pelo Instituto Max Planck para o Estudo de Sociedades (MPIfG), em Colônia (2017).

Foi bolsista de pós-graduação do DAAD e da Sociedade Max Planck e em 2018 recebeu a Medalha Otto Hahn da Sociedade Max Planck pela sua tese de doutorado. Tem experiência em pesquisa em teoria do direito, sociologia jurídica e sociologia política. Atualmente é bolsista de pós-doutorado na FGV Direito SP e consultora da FLACSO/Brasil e do Ministério dos Povos Indígenas, onde desenvolve pesquisas sobre conflitos territoriais e impactos da mineração em terras indígenas.

Desde 2021, atua como assessora jurídica da Amazon Watch, onde coordena o programa de proteção de defensores do território e meio ambiente. Seus interesses de pesquisa se situam na interface entre teoria do direito, sociologia política e filosofia ambiental, explorando especialmente os desafios e transformações do direito na era do Antropoceno, a relação multifacetada entre direito, território e movimentos sociais, e a relação entre o direito e as injustiças produzidas pelo extrativismo.

Eventos do IHU com Ana Carolina Alfinito Vieira