Papa sem arminho

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

16 Dezembro 2011

"Que o Papa Bento XVI nos dê um presente de Natal: renuncie ao arminho", pede a Associação Italiana de Defesa dos Animais e do Meio Ambiente (Aidaa), que promoveu para isso um abaixo-assinado.

A reportagem é de Giacomo Galeazzi, publicada em seu blog, Oltretevere, 15-12-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"São quase sete mil os italianos que o assinam, em um ritmo rápido – afirma a Aidaa em nota – para pedir que o pontífice faça, por ocasião do Natal, um gesto que agradaria particularmente o mundo animalista (incluindo os milhões de católicos animalistas), isto é, de renunciar para sempre e de forma definitiva à estola de arminho, exibida como ornamento do almuz (capa papal vermelha) justamente nas maiores festas, incluindo a do Natal".

No abaixo-assinado (que pode ser assinado online no sítio http://www.firmiamo.it/papasenzaermellino), os promotores e, em particular, o presidente nacional da Aidaa, Lorenzo Croce, pedem que o papa: "Renuncie à estola de arminho que não tem nada a ver com os paramentos sagrados. No respeito à vida em todas as suas formas e para lembrar que os animais também são criaturas de Deus; ou também para quem não crê os animais são criaturas sencientes que têm o direito de viver como todas as outras e que, como nós, sofrem e sentem dor e medo quando são levados à morte para satisfazer os desejos humanos em todas as suas formas".

"Para fazer a estola papal – lembra a nota – é preciso a pele de mais de 25 arminhos, que são brutalmente mortos de forma cruel e violenta, e isso certamente não representa um sinal do amor pelas criaturas que povoam a nossa terra".

"As assinaturas serão coletadas até o fim de janeiro", afirma-se. "Depois, uma delegação de signatários e da cúpula da Aidaa irão pedir um encontro com o papa para poderem entregar o apelo assinado e para pedir que a Igreja, de uma vez por todas, reconheça o direito à vida também aos animais, já que, muitas vezes, ouvimos o papa falar da proteção do ambiente, mas nunca especificou que os animais são criaturas de Deus e que, como tais, merecem ser respeitadas e, acima de tudo, merecem poder viver como todos os outros seres que povoam esta terra, incluindo os homens".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa sem arminho - Instituto Humanitas Unisinos - IHU