Coordenador da Pastoral da Criança elogia plano de combate à miséria

Mais Lidos

  • A marca de Francisco no conclave de 2025. Artigo de Alberto Melloni

    LER MAIS
  • Caos em SP é nova prova para urgência da adaptação climática das cidades

    LER MAIS
  • O drama silencioso do celibato sacerdotal: pastores sozinhos, uma Igreja ferida. Artigo de José Manuel Vidal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Junho 2011

O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, elogiou o lançamento do Plano Brasil sem Miséria pelo governo federal.

A reportagem é de Lúcia Nórcio e publicado pela Agência Brasil, 03-06-2011.

"Todas as ações que o governo federal faz para combater a miséria são positivas. Defendemos que os programas devem direcionar os recursos para as famílias para que elas decidam como empregar essa renda e melhorar a sua qualidade de vida", disse Neumann, afirmando que a pastoral trabalhou em parceria com o governo nas últimas décadas visando o combate à miséria.

Neummann disse que a Pastoral da Criança apoia o novo programa porque tem propósitos semelhantes: o de promover o desenvolvimento integral dos pobres, com ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

"A Pastoral da Criança está presente em todos os estados do Brasil e em 38.766 comunidades organizadas de 3.926 municípios. Em 2010, foram acompanhadas 78,8 mil gestantes e 1,51 milhão de crianças pobres menores de 6 anos de idade", informou. A pastoral conta com 228 mil voluntários capacitados.

O coordenador lembrou que as ações preventivas de saúde e nutrição fizeram com que a mortalidade infantil entre as crianças acompanhadas pela pastoral ficasse, em 2010, em 9,5 óbitos a cada mil nascidos vivos, considerando-se o primeiro ano de vida das crianças. Esse número, segundo ele, é menor do que a taxa nacional, divulgada pelo Ministério da Saúde, de 23,3 mortes.

A Pastoral da Criança foi fundada pela médica Zilda Arns Neumann – morta no terremoto do Haiti em janeiro do ano passado.