50º aniversário da Unitatis redintegratio

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Para ser ouvida, a Igreja precisa mudar de método. Entrevista com Jean-Claude Hollerich, relator do próximo Sínodo

    LER MAIS
  • A Europa e a guerra da Ucrânia. Artigo de Boaventura de Sousa Santos

    LER MAIS
  • “O virtual não pode ser tudo, porque se for tudo, a vida não faz sentido”. Entrevista com Cédric Durand

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


19 Novembro 2014

No próximo dia 21 de novembro, ocorre o 50º aniversário da promulgação do decreto do Concílio Vaticano II sobre o ecumenismo, Unitatis redintegratio.

A informação é publicada por Il Sismografo, 18-11-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

No dia 21 de novembro de 1964, ao término de um processo longo e conturbado, os padres conciliares aprovaram com 2.137 votos a favor e somente 11 votos contra o Decreto De Oecumenismo, Unitatis redintegratio.

Significativamente, na mesma data, também eram aprovadas a Constituição De Ecclesia, Lumen gentium, e o Decreto De Ecclesia Orientalibus Catholicis, Orientalium ecclesiarum.

Como afirmou Paulo VI no seu discurso de encerramento do terceiro período do Concílio, proferido na Aula justamente naquele 21 de novembro, o Decreto Unitatis redintegratio integrava a doutrina da Constituição De Ecclesia.

Sem dúvida, o documento conciliar marcou um grande salto qualitativo nas relações entre a Igreja Católica e as outras Igrejas e Comunidades eclesiais e continua representando, para a Igreja Católica, um ponto de referência imprescindível para o seu compromisso ecumênico.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos irá celebrar esse aniversário com dois eventos. Na sexta-feira, 21 de novembro, às 9h15, na Aula Magna da Pontifícia Universidade Gregoriana, na Piazza della Pilotta, 4, em Roma, ocorrerá um ato comemorativo público, em que pastores e teólogos da Igreja Católica e de outras Igrejas e Comunidades eclesiais irão reler, cada um a partir do seu próprio ponto de vista, o decreto conciliar e vão debater sobre os desafios ecumênicos de hoje e sobre aqueles que nos esperam amanhã.

Nesse evento, moderado pelo Prof. Giovanni Maria Vian, diretor do jornal L'Osservatore Romano, participarão o cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o bispo Irenej de Bačka (Patriarcado sérvio), o Prof. Timothy George (Aliança Batista Mundial), o Prof. William Henn (Igreja Católica), a Srª. Teny Pirry Simonian (Igreja Apostólica Armênia – Sede da Cilícia), a Profª. Friederike Nüssel (Igreja Luterana).

Na quinta-feira, 20 de novembro, às 18 horas, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, haverá uma celebração das Vésperas, aberta a todos, com a participação dos membros e consultores do Pontifício Conselho e os representantes das Igrejas e Comunidades eclesiais presentes em Roma para agradecer a Deus pelos frutos já colhidos no caminho ecumênico percorrido nesses 50 anos e para invocar a bênção do Senhor para o caminho que resta a ser percorrido.

O ato comemorativo irá concluir a Sessão Plenária do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que será realizada entre os dias 18 e 21 de novembro e se concentrará sobre o tema: "A meta dos ecumenismos: princípios, oportunidades e desafios a 50 anos da Unitatis redintegratio".

A 50 anos da sua promulgação, o Pontifício Conselho considera oportuno se interrogar sobre como a Unitatis redintegratio pode continuar inspirando o compromisso ecumênico da Igreja Católica no cenário ecumênico em mudança.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

50º aniversário da Unitatis redintegratio - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV