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Truco! Agência Pública e Congresso em Foco fazem parceria para checar discurso parlamentar

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06 Agosto 2015

A Agência Pública de Jornalismo Investigativo e o Congresso em Foco lançam em parceria o Truco no Congresso, projeto permanente de fact checking. Inspirado no jogo de baralho truco, no qual os jogadores são desafiados a mostrar suas cartas, o projeto vai acompanhar de perto o dia-a-dia do Congresso Nacional.

A reportagem foi publicada por Agência Pública, 03-08-2015.

A equipe composta por jornalistas da Agência Pública e do Congresso em Foco vai checar semanalmente as frases mais relevantes ditas pelos deputados e senadores dentro e fora do plenário.

“Estamos muito animados com essa parceria com a Pública porque a vemos como uma fantástica oportunidade de traduzir o debate político para não iniciados, sobretudo para as pessoas mais jovens. Esperamos também contribuir para tirar a máscara de personalidades e discursos que vagam por aí, como fantasmas, iludindo alguns incautos”, afirma o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa.

O discurso e os projetos de lei serão checados com base em cruzamentos de dados, estatísticas e entrevistas com especialistas. Para cada frase checada será atribuída uma “carta”, que esclarece aos leitores se a informação é verdadeira, se está fora de contexto ou se é um blefe.

Além de dar as cartas, o projeto vai “pedir truco” aos parlamentares, desafiando-os publicamente a explicar melhor suas falas. “A ideia do Truco é pedir aos parlamentares para colocar todas as cartas na mesa, detalhando os dados e fatos que embasam suas falas mais polêmicas”, explica Natalia Viana, co-diretora da Agência Pública.

Outra carta que vai aparecer no Truco no Congresso é a “Que medo!”, aplicada quando a equipe considerar as propostas dos deputados e senadores que podem ser prejudiciais para uma parcela da população. Nesses casos, também será publicado um texto sobre o assunto.

O Truco no Congresso será publicado às sextas-feiras nos sites da Agência Pública e do Congresso em Foco, duas organizações que têm como marca a qualidade e independência do seu jornalismo. O projeto conta com identidade visual assinada pelo quadrinista Alexandre De Maio.

Durante as eleições de 2014, a Pública lançou o Truco!, projeto de fact checking para conferir o que os candidatos à Presidência da República diziam nos programas do horário eleitoral. O projeto foi considerado por diversos veículos de comunicação uma ferramenta indispensável para acompanhar as eleições.

“A checagem de discurso é uma tendência no jornalismo mundial, por isso achamos importante tornar o Truco um projeto permanente. E voltado para o Congresso Nacional, uma instituição que tem cada vez mais poder nas decisões do futuro do país. O objetivo do fact checking é fazer com que mentir custe caro aos nossos governantes”, diz Natalia.

#TrucoNoCongresso: Confira a primeira checagem!

Blefe

A informação é falsa. Para a checagem, são usados dados de outras fontes – de preferência independentes – e auxílio de especialistas para confrontar a versão apresentada.

Não é bem assim

A informação é exagerada, distorcida ou discutível. Apresentamos a nossa apuração dos fatos para demonstrar o porquê.

Tá certo, mas peraí

A informação é correta mas merece ser contextualizada. Existem mais dados que o leitor precisa saber do que os que foram apresentados na fala do parlamentar.

Truco!

Desafio público relativo a informações polêmicas ou aparentemente insustentáveis, ditas dentro ou fora do plenário.

ZAP!

Informações corretas e relevantes, raramente discutidas com a devida atenção no Senado e na Câmara. Por isso, são apresentados números que confirmam e expandem o que foi falado.

Parlamentar em crise

A frase contradiz declarações ou ações anteriores do próprio parlamentar. Investigamos e trazemos todas as evidências para comprovar.

Que medo!

Projeto de lei ou emenda parlamentar que podem prejudicar uma parcela da população, reduzir ou suprimir direitos. O selo serve de alerta e virá acompanhado de um texto que mostra os problemas que aquela proposta traz.

Sobre a Agência Pública: A Agência Pública aposta em um modelo de jornalismo sem fins lucrativos para manter a independência. Fundada em 2011, funciona como uma agência de notícias e distribui conteúdo para mais de 60 republicadores. Todo o conteúdo pode ser livremente reproduzido sob a licença CreativeCommons. Tem como missão produzir reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público – visando ao fortalecimento do direito à informação, à qualificação do debate democrático e à promoção dos direitos humanos. Além das campanhas de crowdfunding, a Agência Pública conta com financiamento de instituições de peso e renome internacional, como a Fundação Ford e a Open SocietyFoundations.

Sobre o Congresso em Foco: Criado em fevereiro de 2004, é uma empresa jornalística independente, com sede em Brasília, que faz uma cobertura apartidária do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos com o objetivo de auxiliar o (e)leitor a acompanhar o desempenho dos representantes eleitos. Produzindo um site com atualização diária e uma revista bimestral, o Congresso em Foco já recebeu alguns dos principais prêmios do jornalismo brasileiro - como o Esso, o Embratel e o Vladimir Herzog – e também acumula milhares de citações em outros veículos, inclusive alguns dos mais importantes meios de comunicação estrangeiros. De janeiro a julho de 2015 o Congresso em Foco teve quase 7 milhões de visitas, o que representa um aumento de 78% em relação a igual período do ano passado.


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