'Veganismo. Por uma outra relação com a vida no e do planeta' é o tema da revista IHU On-Line desta semana

Campanha da ONG Animal Equality Brasil pelo direito dos animais

20 Março 2019

A revista IHU On-Line desta semana tem como título Veganismo. Por uma outra relação com a vida no e do planeta. A partir da perspectiva do Direito dos Animais, a revista reflete o veganismo como um outro projeto ético. Especialistas no tema asseguram que ser vegano é mais do que não comer carne em razão da forma como os animais são mortos, é uma recusa a todo o sofrimento a que os animais são sujeitados não somente para a produção de comida, mas para qualquer bem de consumo. É também não humanizar os bichos, respeitando-os como parte de um projeto comum.

A antropóloga Ana Paula Perrota, professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, observa que se recusar a consumir carne põe em xeque a própria ideia que se tem de humanidade, dada a relação que se estabelece com o alimento. Ela implica na busca de uma outra ética.

Revista IHU On-Line edição 532 | Imagem da capa: Campanha da ONG Animal Equality Brasil pelo direito dos animais 

 

Frank Alarcón, biólogo, ativista e protetor dos Direitos dos Animais, ressalta a perspectiva política do veganismo. Segundo ele, esta opção “apresenta-se como um projeto de coerência entre discurso e prática, respeito com o meio ambiente e todos os seres sencientes no planeta”.

Alceu Luís Castilho, jornalista, que acompanha de perto as tensões geradas a partir da ideia de agronegócio, problematiza e defende que a preservação do planeta não deve se centrar apenas em questões de consumo. Para ele, é preciso combater as lógicas mercadológicas que expropriam os recursos naturais ao longo de toda a cadeia.

Neste ano, o tema também apareceu nas reflexões em torno da Quaresma, compreendido também como tempo de conversão. O próprio Papa Francisco foi convidado a adotar práticas veganas, conforme informa a seção ‘Notícias do Dia’, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

Jéssika Oliveira, coordenadora da campanha Million Dollar Vegan no Brasil, organização que fez o desafio ao Papa, explica por que a campanha pelo veganismo foi intensificada nesse período. Ela própria, vegana, acredita que essa é uma forma de se conectar com a Terra.

 

O Movimento Católico Global pelo Clima - MCGC também aproveitou a Quaresma para chamar atenção sobre a relação entre o efeito estufa e a produção de carne. A jovem universitária Tainá Alves, que integra o grupo, é militante do veganismo e garante: essa é uma forma de conversão que nos coloca em conexão com os valores cristãos mais elementares.

O problema da falta de moradia também é pauta deste número. Uma reportagem faz um raio-X de quatro ocupações na cidade São Leopoldo - RS para, além de se confrontar com a realidade local, apreender esse que hoje ainda é um problema de primeira ordem no Brasil.

A revista ainda traz entrevistas com Orlando Calheiros, antropólogo, Ivana Bentes, professora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, e José Cláudio Alves, sociólogo. 

A edição da IHU On-Line pode ser lida nas versões HTMLPDF e para folhear.

A versão impressa circula no Campus São Leopoldo da Unisinos e no Campus Unisinos Porto Alegre.

 

Leia mais