Padres rechaçam nomeação de bispo chileno

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: André | 23 Fevereiro 2015

Um grupo de padres e diáconos da cidade de Osorno, ao sul do Chile, solicitou a intervenção do núncio apostólico para obter a anulação do recém nomeado bispo dessa cidade, Juan Barros Madrid, acusado de acobertar um padre condenado pelo Vaticano por abuso de menores.

A reportagem é da agência The Associated Press, 19-02-2015. A tradução é de André Langer.

O pedido dos padres se soma a uma carta assinada por cerca de 50 deputados chilenos entregue esta semana à Embaixada do Chile em Roma pelo deputado Fidel Espinoza, para que seja remetida ao Vaticano com o mesmo propósito.

A nomeação de Barros pelo Papa Francisco aconteceu na primeira semana de janeiro.

Barros era próximo do padre Fernando Karadima, que foi punido pela Congregação para a Doutrina da Fé a uma vida de “penitência e oração” após ser culpado de abusos sexuais de menores. Os tribunais chilenos arquivaram o caso porque os crimes prescreveram, embora a juíza do caso tenha sentenciado que os abusos “são verídicos e fidedignos”.

Uma das vítimas de Karadima, Juan Carlos Cruz, em declarações à imprensa, afirmou que Barros chegou a ir ao Vaticano para defender o seu amigo.

Segundo o sítio chileno SoyChile, os religiosos fazem alusão a uma primeira carta enviada à nunciatura que ficou sem resposta. Espinoza disse esta semana de Roma à Rádio Cooperativa que eles também entregaram uma carta à representação diplomática do Vaticano em Santiago, mas que só foram atendidos “pela senhora que faz a limpeza”.

“Só podemos dizer que inúmeros fiéis, sacerdotes e diáconos sofrem neste momento muita tribulação, pois não se sentem acolhidos, menos ainda compreendidos pela hierarquia da nossa Igreja”, dizem cerca de 30 religiosos e leigos em sua carta, segundo o sítio chileno.

“Por tudo o que foi publicado sobre o sr. bispo escolhido, que não é desmentido pela Igreja de forma enfática, convincente e pública, solicitamos a você, sr. Núncio Apostólico, que procure a renúncia do sr. bispo Barros como bispo de Osorno”.

O padre jesuíta Felipe Berrios disse, no começo do mês, que talvez o próprio núncio Ivo Scapolo tenha sugerido ao papa a nomeação de Barros. Especulou que “ele disse ao papa que este (Barros) era o bispo para Osorno. E o papa vai saber mais detalhes?”

Cruz disse no seu Twitter que o recém nomeado “beijava e acariciava Karadima, via abusos, acobertava e destruía pessoas; hoje, Juan Barros é nomeado bispo de Osorno. Inacreditável!”

A Conferência dos Bispos do Chile não se manifestou sobre o tema.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Padres rechaçam nomeação de bispo chileno - Instituto Humanitas Unisinos - IHU