Mudanças climáticas podem dobrar o número de pessoas que sofrem com secas extremas

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “Um Netanyahu em plena fuga para a frente vai responder ao Irã, e apenas os EUA podem evitar o pior”

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

14 Janeiro 2021

A Michigan State University está liderando um esforço de pesquisa global para oferecer a primeira visão mundial de como a mudança climática pode afetar a disponibilidade de água e a severidade da seca nas próximas décadas.

A reportagem é de Kim Ward, publicada por Michigan State University e reproduzida por EcoDebate. 13-01-2021. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

No final do século 21, a área global de terras e a população que enfrenta secas extremas poderiam mais do que dobrar – aumentando de 3% durante 1976-2005 para 7% -8%, de acordo com Yadu Pokhrel , professor associado de engenharia civil e ambiental do MSU’s College of Engineering, e principal autor da pesquisa publicada na Nature Climate Change .

“Mais e mais pessoas sofrerão com secas extremas se um nível médio a alto de aquecimento global continuar e a gestão da água for mantida em seu estado atual”, disse Pokhrel. “As áreas do hemisfério sul, onde a escassez de água já é um problema, serão afetadas de forma desproporcional. Prevemos que este aumento na escassez de água afetará a segurança alimentar e aumentará a migração humana e os conflitos. ”

A equipe de pesquisa, incluindo o pesquisador de pós-doutorado da MSU Farshid Felfelani, e mais de 20 autores contribuintes da Europa, China e Japão, estão projetando uma grande redução no armazenamento natural de água terrestre em dois terços do mundo, também causada pelas mudanças climáticas.

O armazenamento de água em terra, tecnicamente conhecido como armazenamento de água terrestre, ou TWS, é o acúmulo de água na neve e no gelo, rios, lagos e reservatórios, pântanos, solo e água subterrânea – todos componentes críticos do abastecimento mundial de água e energia. O TWS modula o fluxo de água dentro do ciclo hidrológico e determina a disponibilidade de água, bem como a seca.

“Nossas descobertas são uma preocupação”, disse Pokhrel. “Até o momento, nenhum estudo examinou como as mudanças climáticas impactariam o armazenamento de água terrestre globalmente. Nosso estudo apresenta o primeiro quadro abrangente de como o aquecimento global e as mudanças socioeconômicas afetarão o armazenamento de água no solo e o que isso significará para as secas até o final do século. ”

Felfelani disse que o estudo deu à equipe internacional uma importante oportunidade de previsão.

“Avanços recentes na modelagem hidrológica baseada em processos, combinados com projeções futuras de modelos climáticos globais em cenários abrangentes de mudanças socioeconômicas, forneceram uma base única para uma análise abrangente da disponibilidade de água e secas futuras”, disse Felfelani. “Temos grande confiança em nossos resultados porque usamos dezenas de modelos e eles concordam com as mudanças projetadas.”

A pesquisa é baseada em um conjunto de 27 simulações de modelos hidrológicos e climáticos globais abrangendo 125 anos e foi conduzida em um projeto de modelagem global denominado Projeto Intercomparação Modelo de Impacto Intersetorial. Pokhrel é um membro ativo do projeto.

“Nossas descobertas destacam por que precisamos da mitigação das mudanças climáticas para evitar os impactos adversos no abastecimento de água global e o aumento das secas que conhecemos agora”, disse Pokhrel. “Precisamos nos comprometer com uma melhor gestão e adaptação dos recursos hídricos para evitar consequências socioeconômicas potencialmente catastróficas da escassez de água em todo o mundo.”

Referência:

Pokhrel, Y., Felfelani, F., Satoh, Y. et al. Global terrestrial water storage and drought severity under climate change. Nat. Clim. Chang. (2021). Disponível aqui.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mudanças climáticas podem dobrar o número de pessoas que sofrem com secas extremas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU