COVID-19 mostrou que saúde humana e saúde ambiental estão intimamente ligadas

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

19 Novembro 2021

 

A pandemia COVID-19 está intimamente ligada à perda de biodiversidade e à saúde do ecossistema.

 

A reportagem é publicada por University of Queensland e reproduzida por EcoDebate, 18-11-2021. A tradução e a edição são de Henrique Cortez.

 

Os cientistas investigaram as ligações entre a pandemia COVID-19 e a deterioração dos ecossistemas mundiais e de sua biodiversidade, descobrindo ciclos de feedback que sugerem um aumento potencial em futuras pandemias.

Odette Lawler, graduada do Mestrado em Biologia da Conservação da University of Queensland, em colaboração com uma equipe de alunos e bolsistas que contribuíram para o estudo no Grupo de Pesquisa em Biodiversidade do Professor Salit Kark, disse que as ligações entre a perda de biodiversidade, degradação do habitat e transferência de doenças zoonóticas há muito foram compreendidas. Mas foi necessária uma pandemia internacional para trazer o problema à atenção do público.

COVID-19 mostrou ao mundo que a saúde humana e a saúde ambiental estão intimamente ligadas”, disse a Sra. Lawler.

“Há muito sabemos que questões como mudança no uso da terra, produção intensiva de gado, comércio de animais selvagens e mudanças climáticas impulsionam o surgimento de doenças zoonóticas, pois aumentam as interações entre humanos e animais selvagens.

“Agora também descobrimos que esses problemas estão sendo agravados pelos resultados da pandemia COVID-19, resultando em ciclos de feedback que provavelmente promoverão futuros surtos de doenças zoonóticas.

“Por exemplo, a pesquisa descobriu que as taxas de desmatamento aumentaram substancialmente em muitas regiões do mundo durante o curso da pandemia COVID-19.

“Isso provavelmente se deve a alguma combinação de fatores relacionados à pandemia, incluindo diminuição da fiscalização das proteções florestais, relaxamento dos acordos de sustentabilidade e desregulamentação ambiental, aumento das pressões sobre as comunidades de baixa renda e ameaças aos gestores de terras indígenas.

“Isso significa que COVID-19 – uma pandemia deflagrada por um patógeno que se espalha de animais para populações humanas – desempenhou um papel no aumento do desmatamento, que por sua vez aumenta o risco de surgimento de doenças zoonóticas no futuro, aumentando as interações entre humanos e animais selvagens.”

A equipe de pesquisa enfatizou que as respostas ao COVID-19 devem incluir ações destinadas a salvaguardar a biodiversidade e os ecossistemas.

O professor Salit Kark, do pesquisador sênior da UQ, que liderou e supervisionou o estudo, disse que tais respostas se beneficiariam com a adoção do que é conhecido nos círculos de saúde pública e conservação como uma abordagem de saúde única .

One Health é uma abordagem colaborativa transdisciplinar que visa otimizar os resultados de saúde para comunidades decorrentes de fatores que operam, por exemplo, nas interseções entre pessoas, animais e seu ambiente compartilhado”, disse o professor Kark.

“É uma abordagem que pode ajudar a lidar de forma holística com os surtos antes que eles aconteçam, trabalhando em estreita colaboração com a comunidade e envolvendo as pessoas no ecossistema preventivo e na saúde humana.

“Aqui na Austrália, a ênfase deve ser no desenvolvimento de colaboração e envolvimento de longo prazo com as comunidades das Primeiras Nações e outros parceiros para lidar com esses riscos.

“E, internacionalmente, a Austrália tem muitos laços valiosos, que podem ser fortalecidos através do trabalho em conjunto com outras nações para abordar os impulsionadores do surgimento de doenças zoonóticas. Neste artigo, por exemplo, a equipe colaborou de perto com um grupo baseado no Nepal que trabalha na área.

“É vital que invistamos na proteção da biodiversidade e da saúde do ecossistema e lidemos com as causas das doenças zoonóticas.

“Se não o fizermos, estaremos realmente aumentando a probabilidade do surgimento de doenças zoonóticas no futuro e do surgimento de novas pandemias, e agora todos sabemos como podem ser capazes de alterar o mundo e de alto impacto.”

 

Referência

 

A pesquisa, The COVID-19 pandemic is intricately linked to biodiversity loss and ecosystem health, foi publicada no The Lancet Planetary Health. DOI: 10.1016 / S2542-5196 (21) 00258-8. Disponível aqui.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

COVID-19 mostrou que saúde humana e saúde ambiental estão intimamente ligadas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU