COP26: Encontro inter-religioso, em outubro, vai “pressionar” participantes na Conferência do Clima

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

21 Junho 2021

 

Iniciativa promovida pelo Vaticano e embaixadas do Reino Unido e Itália, com o apoio do Papa.

A reportagem é publicada por Agência Ecclesia, 17-06-2021.

O Vaticano e as Embaixadas do Reino Unido e da Itália na Santa Sé vão promover a 4 de outubro o encontro ‘Fé e Ciência: Rumo à COP26’, lançando um apelo conjunto, antes da Conferência do Clima.

O evento, apresentado hoje em conferência de imprensa, vai reunir cerca de 40 líderes das principais religiões do mundo e dez cientistas de “renome internacional”.

“Será representativo das principais crenças e denominações religiosas de todas as partes do mundo”, referiu aos jornalistas a embaixadora do Reino Unido na Santa Sé, Jane Axworthy.

A iniciativa vai decorrer no Vaticano e em Roma, abordando a questão das mudanças climáticas e a necessidade de um compromisso global para cuidar da criação.

Axworthy realçou a “convergência de pontos de vista” de vários responsáveis religiosos na defesa do ambiente e os mais afetados pela crise climática, “em particular os povos indígenas, pequenos Estados insulares e países menos desenvolvidos”.

“Estamos a ficar sem tempo”, alertou a embaixadora.

Já o secretário do Vaticano para as relações com os Estados falou da pandemia de Covid-19 como “uma espécie de tempestade perfeita”.

“Se não soubermos como enfrentar o desafio das alterações climáticas, não seremos capazes de responder a nenhuma pergunta urgente hoje em dia”, apontou D. Paul Richard Gallagher.

O colaborador do Papa destacou a necessidade de “difundir a visão católica do meio ambiente”, partindo de uma abordagem baseada na fraternidade humana não “setorial”, mas que “abraça toda a humanidade, no respeito mútuo”.

O arcebispo considera que o encontro de 4 de outubro – dia da festa litúrgica de São Francisco de Assis – pode ser uma “grande oportunidade” para trabalhar juntos pelo “multilateralismo”.

“Temos de renegociar as nossas relações com a natureza”, contra uma “cultura da indiferença e do desperdício que caracteriza a maior parte da humanidade”, acrescentou.

Para o responsável da diplomacia da Santa Sé, a COP26 deve ajudar a “repensar “estilos de vida” e fazer “escolhas difíceis” para decidir como será a vida no planeta nas próximas décadas, num “momento-chave da história da humanidade”

D. Paul Richard Gallagher considerou “altamente provável” que o Papa participe no encontro de 4 de outubro, destacando que Francisco está “muito comprometido” na defesa do ambiente.

Pietro Sebastiani, embaixador da Itália na Santa Sé, anunciou que Milão vai receber, de 30 de setembro a 2 de outubro, a ‘pré-COP, ou seja, a reunião preparatória de ministros tradicionalmente realizada cerca de um mês antes da Conferência do Clima.

A mesma cidade vai acolher, de 28 a 30 de setembro, 400 jovens, entre os 15 e 29 anos, oriundos de 197 países, num evento que visa formular propostas concretas sobre as questões das alterações climáticas.

A 26.ª Conferência das Partes (COP26) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas vai decorrer de 1 a 12 de novembro de 2021, em Glasgow, Escócia.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

COP26: Encontro inter-religioso, em outubro, vai “pressionar” participantes na Conferência do Clima - Instituto Humanitas Unisinos - IHU