A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação

O XX Simpósio Internacional IHU inicia na sexta-feira, 04 de junho, às 10h, com a palestra do Prof. Dr. Armando Matteo, da Pontifícia Universidade Urbaniana. Ao longo deste ano, outras oito conferências internacionais estão confirmadas. O evento será transmitido online e de forma gratuita.

02 Junho 2021

 

As transformações sociais, econômicas e culturais desde o século XIX impuseram grandes desafios às grandes tradições de pensamento. O advento das instituições da Era Moderna ambiguamente diminuíram e alargaram fronteiras físicas e abstratas, deslocando as grandes religiões para um plano de incerteza. A teologia cristã, sobretudo, viu-se desafiada a repensar seu papel na sociedade. Entre as divisões internas e externas, novas matrizes de compreensão do cristianismo emergiram em sociedades que cada vez menos as consideravam. Se as rápidas reconfigurações do globo no século XX já custaram debates inconclusos e controversos sobre o futuro do cristianismo, a pandemia de covid-19 acentuou o problema para o século XXI.

Diante desta realidade, algumas perguntas se impõem: Como pode o cristianismo constituir-se como referência importante no debate público, em meio a um mundo em transição? Que respostas ele pode oferecer à transição em curso? Que função poderá o cristianismo assumir nos contextos das grandes transformações rumo a um mundo que ainda está por nascer? Quais são os principais desafios da relação entre fé cristã e os diversos contextos socioculturais e sociopolíticos no atual momento histórico? Que transformações se fazem necessárias na forma de se conceber a fé cristã para que sua presença no mundo possa se configurar no modo de “contribuição”? Qual é o sentido do cristianismo hoje? Que contribuições o cristianismo é capaz de oferecer no processo de reconfiguração dos horizontes de sentido da existência humana no mundo em transição hoje?

Para refletir sobre essas questões, com um intenso e plural debate, o Instituto Humanitas Unisinos promove o XX Simpósio Internacional IHU. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação. Um evento com o propósito de analisar transdisciplinarmente o sentido, os desafios e as possibilidades para o cristianismo, a Igreja, a teologia e fé cristã em meio às grandes transformações que caracterizam a sociedade e a cultura atual, no contexto da confluência de diversas crises de um mundo em transição, um mundo (pós)pandêmico.

XX Simpósio Internacional IHU. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transição

 

O XX Simpósio Internacional IHU inicia em 04 de junho e terá palestras mensais ao longo do ano de 2021, de forma virtual e gratuita. Todas as atividades serão transmitidas com a opção bilíngue pela plataforma Zoom, e em português pelo canal IHU Comunica do Youtube, e nas páginas do IHU no Facebook e no Twitter. Para garantir certificação de participação, é necessário realizar inscrição neste link e acompanhar as informações para o registro de presença nos chats das atividades.

Para acompanhar todo o conteúdo do Simpósio e dos demais eventos do IHU, acione as notificações das publicações das nossas redes e assine a newsletter. 

 

Conheça abaixo um pouco mais da programação e dos palestrantes do evento

 

Armando Matteo

Armando Matteo é professor de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e recentemente foi nomeado pelo Papa Francisco como subsecretário adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé.

Desde 2019 é editor do Jornal da Universidade Urbaniana. Ele é autor de vários ensaios, incluindo: "Come Strestieri. Por que o cristianismo se tornou estranho aos homens e mulheres de nosso tempo" (2008), "A primeira geração na descrença. A difícil relação dos jovens com a Igreja" (2010), "A fuga dos quarenta anos. A difícil relação das mulheres com a Igreja" (2012), "Todos morrem muito jovens. Como a longevidade está mudando nossas vidas e nossa fé" (2016) e "Todos jovens, sem jovens. As expectativas não cumpridas da primeira geração incrédula" (2018). Seu último livro é Pastoral 4.0: eclissi dell’adulto e trasmissione delle fede alle nuove generazioni” ("Pastoral 4.0: eclipse do adulto e transmissão das fés às novas gerações", em tradução livre, EDB, 2020).

O Prof. Dr. Matteo apresentará a primeira palestra do XX Simpósio Internacional IHU: "Presença fragmentada. O mal-estar pós-moderno do Cristianismo", na sexta-feira, 04 de junho de 2021, às 10h.

 

 

 


Prof. Dr. Armando Matteo. Foto: Missionari Saveriani

 

 

 

Charles Taylor

 

Charles Taylor é professor emérito do Departamento de Filosofia da McGill University, no Canadá, e autor de livros influentes, incluindo “As fontes do self: a construção da identidade moderna” (Loyola, 2010), “A ética da autenticidade” (É Realizações, 2011) e “Uma era secular” (Unisinos, 2010). Ele recebeu muitas homenagens, incluindo o Prêmio Templeton e o Prêmio Berggruen.

O Prof. Dr. Taylor proferirá a palestra: "Secularização e o papel do cristianismo hoje. Desafios e perspectivas", na quinta-feira, 17 de junho de 2021, às 10h.

 


Prof. Dr. Charles Taylor. Foto: Central European University | Flickr CC

 

Francesco Cosentino

 

Francesco Cosentino é professor de Teologia Fundamental da Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. 

É Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Teológica da Itália Meridional, Doutor em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana, com a tese "Para além da 'morte de Deus': Cristianismo, imaginação, imagens de Deus. Para uma resposta teológica ao ateísmo contemporâneo". Atualmente trabalha com a Congregação para o Clero, do Vaticano. É autor dos livros "Dalla fine del mondo. Il sogno di Papa Francesco sulla Chiesa" (Ed. Tau, 2016), "Incredulità" (Ed. Cittadella, 2017) e "Lievito nella pasta. Evangelizzare la città postmoderna" (EMP, 2018) e, publicado neste ano, "Quando finisce la notte – Credere dopo la crisi" ("Quando a noite termina - Acreditar depois da crise", em tradução livre, EDB).

Prof. Dr. Cosentino proferirá a palestra: "O declínio do cristianismo: possibilidade de um novo começo para a fé cristã?", na segunda-feira, 12 de julho de 2021, às 10h.

 


Prof. Dr. Francesco Cosentino. Foto: Dongi

 

Todd Salzman

 

Todd Salzman é professor na Creighton University, EUA. Ele tem doutorado em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica. Foi professor na University San Diego. Foi homenageado pelas Nações Unidas e várias organizações não-governamentais (ONGs), em Nova York, em 2001. Autor de diversos livros e artigos científicos, citamos "A pessoa sexual: por uma Antropologia Católica renovada" (Ed. Unisinos, 2008) e, recentemente, pelo IHU, "Amoris Laetitia: aspectos antropológicos e metodológicos e suas implicações para a teologia moral", no Cadernos Teologia Pública, Nº 136.

Prof. Dr. Salzman proferirá a palestra: "O magistério moral da Igreja no contexto do pontificado do Papa Francisco: desafios e perspectivas", na quinta-feira, 19 de agosto de 2021, às 10h.

 


Prof. Dr. Todd Salzman. Foto: Catholic Ethics

 

Tina Beattie

 

Tina Beattie é professora de Estudos Católicos na Universidade de Roehampton, em Londres, e diretora do Digby Stuart Research Centre for Religion, Society and Human Flourishing. Suas pesquisas versam sobre teologia católica, teologia feminista e teoria psicanalítica. Entre suas publicações, destacamos "Theology after Postmodernity: Divining the Void" (Londres: Oxford University Press, 2013) e "New Catholic Feminism: Theology and Theory" (Londres: Routledge, 2006). Também escreve para The Tablet e The Guardian.

Profa. Dra. Beattie proferirá a palestra: "Mulheres na vida da Igreja. Avanços e obstáculos no Pontificado de Francisco", na quinta-feira, 02 de setembro de 2021, às 10h.

 


Profa. Dra. Tina Beattie. Foto: Site pessoal

 

Felix Wilfred

 

Felix Wilfred é professor emérito da Faculdade de Filosofia e Pensamento Religioso, da Universidade de Madras, Chennai, Índia. É Mestre em Filosofia e Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Urbaniana, de Roma. Foi presidente da Revista Internacional de Teologia Concilium e colaborador da Enciclopédia Católica Nova, Lexikon für Theologie und Kirche, Quaestiones disputatae, ambas publicações alemãs. Além disso, contribui para "Os teólogos modernos" (Cambridge, UK) e "Dicionário do Cristianismo Cambridge", Universidade de Cambridge, Reino Unido.

Prof. Dr. Wilfred proferirá a palestra: "O cristianismo em face das grandes questões do mundo atual. Desafios e Perspectivas", na quinta-feira, 09 de setembro de 2021, às 10h.

 


Prof. Dr. Felix Wilfred. Foto: Misereor

 

Andrea Grillo

 

Andrea Grillo é filósofo e teólogo italiano, leigo, especialista em liturgia e pastoral, professor do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma, do Instituto Teológico Marchigiano, de Ancona, e do Instituto de Liturgia Pastoral da Abadia de Santa Giustina, de Pádua. Ele é Doutor em teologia pelo Instituto de Liturgia Pastoral, de Pádua. Também é membro da Associação Teológica Italiana e da Associação dos Professores de Liturgia da Itália.

O Prof. Dr. Andrea Grillo proferirá a palestra: "A crise do cristianismo e o futuro da fé cristã. Desafios e possibilidades para a teologia hoje", na quinta-feira, 07 de outubro de 2021, às 10h.

 


Prof. Dr. Andrea Grillo. Foto: Breviarium

 

Anne-Marie Pelletier

 

Anne-Marie Pelletier é licenciada em literatura moderna e possui doutorado em Estudos da Religião. É professora emérita da Université Paris-Est-Marne-la-Vallée. Suas publicações se concentram na hermenêutica bíblica ("D’âge en âge, les Écritures", Lessius, 2004) e na antropologia ("Questions éthiques et sagesse biblique", 2018). Há vários anos, ela também busca uma reflexão sobre o feminino sob o prisma da revelação bíblica ("Le christianisme et les femmes", 2001 ; "Le signe de la femme", 2006 ; "L’Église, des femmes avec des hommes, à paraître au Cerf en septembre", 2019).

A Profa. Dra. Anne-Marie Pelletier proferirá a palestra: "A crise do cristianismo hoje. Uma abordagem na perspectiva das mulheres", na quarta-feira, 13 de outubro de 2021, às 10h.

 


Profa. Dra. Anne-Marie Pelletier. Foto: Site pessoal

 

Alec Ryrie

 

Alec Ryrie é pastor anglicano, professor visitante de História da Religião do Gresham College, Inglaterra. Ele é Bacharel em História pela Cambridge University, Mestre em Estudos da Reforma pela University of St. Andrews e Doutor em Teologia pelo St. Cross College, de Oxford, Inglaterra. Sua tese foi publicada em formato de livro com o título "The Gospel and Henry VIII". Ele é presidente da Sociedade de História Eclesiástica, editor do The Jorunal of Ecclesiastical History. É autor dos livros "Private and Domestic Devotion in Early Modern Britain" (Ed. Routledge, 2016), "Unbelievers: An Emotional History of Doubt” (Ed. Harvard University, 2019)

O Prof. Dr. Ryrie proferirá a palestra: "Valores cristãos, valores seculares e por que eles precisarão uns dos outros na década de 2020", na terça-feira, 09 de novembro de 2021, às 10h


Prof. Dr. Alec Ryrie. Foto: Gresham College | Flickr CC

 

Logo do Ano Inaciano.

 

 

Leia mais