O que é viver acordado?

Foto: Unsplash

26 Novembro 2021

 

A leitura que a Igreja propõe é o Evangelho de Lucas 21,25-28.34-36, que corresponde ao Primeiro domingo do Advento, ciclo C, do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto. 

 

Eis o texto

 

Jesus não se dedicou a explicar uma doutrina religiosa para que os seus discípulos a aprendessem corretamente e depois a difundissem por todo o lado. Não era este o seu objetivo. Ele falava-lhes de um «acontecimento» que já estava em curso: «Deus está a introduzir-se no mundo. Quer que as coisas mudem. Só procura que a vida seja mais digna e feliz para todos».

Jesus chamava a isto o «reino de Deus». Temos de estar muito atentos à sua vinda. Temos de viver acordados: abrir bem os olhos do coração; desejar ardentemente que o mundo mude; acreditar nesta boa nova que tanto tarda em tornar-se uma realidade plena; mudar de forma de pensar e de agir; viver procurando e acolhendo o «reino de Deus».

Não é estranho que, ao longo do Evangelho, escutemos tantas vezes a sua chamada insistente: «vigiai», «estai atentos à sua vinda», «vivei despertos». É a primeira atitude daquele que decide viver a vida como Jesus a viveu. A primeira coisa que temos de considerar para seguir os seus passos.

«Viver despertos» significa não cair no ceticismo e na indiferença ante a marcha do mundo. Não deixar que o nosso coração endureça. Não ficarmos só em queixas, críticas e condenações. Despertar ativamente a esperança.

«Viver despertos» significa viver mais lucidamente, sem nos deixarmos arrastar pela insensatez que às vezes parece tudo invadir. Atrevermos a ser diferentes. Não deixar que se apague em nós o desejo de procurar o bem para todos.

«Viver despertos» significa viver com paixão a pequena aventura de cada dia. Não ignorar os que nos necessitam. Continua a fazer esses «pequenos gestos» que aparentemente não servem para nada, mas que mantêm a esperança das pessoas e tornam a vida um pouco mais amável.

«Viver despertos» significa despertar a nossa fé. Procurar Deus na vida e desde a vida. Intuí-lo muito perto de cada pessoa. Descobri-lo atraindo-nos a todos para a felicidade. Viver não só dos nossos pequenos projetos, mas atentos ao projeto de Deus.

 

Leia mais: