3º domingo do tempo comum – Ano C – O Espírito nos une e capacita para a missão

Foto: Reprodução

21 Janeiro 2022

 

"Escutar e acolher a Palavra de Deus e das outras pessoas é fundamental para integrar, para formarmos comunidade, sermos Corpo de Cristo. É o Espírito Santo que une, que nos capacita a entendermos umas às outras, uns aos outros. É numa relação caracterizada pela compreensão, empatia e compaixão que cresce a amizade, a fraternidade, a comunhão".

 

A reflexão é de Aline Amaro da Silva, jornalista e teóloga. Ela possui graduação (2011), mestrado (2015) e doutorado (2021) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Ela é professora Adjunta do ANIMA - PUC Minas, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT). Tem experiência no estudo interdisciplinar entre Teologia e Comunicação, atuando e pesquisando os seguintes temas: Teologia Digital, Teologia Comunicativa, Ciberteologia, Cibergraça, Teologia e Temas Contemporâneos, Teologia Pastoral. Na Teologia Sistemática, estuda Antropologia Teológica, Cristologia, Eclesiologia, Teologia Trinitária e Teologia Fundamental. Na área de Comunicação, fundou a Nefesh Comunicação e Marketing Digital (2021) e integra o Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB (GRECOM). Atualmente está realizando uma pesquisa pós-doutoral na Universidade de Graz, Áustria.

 

 

Leituras do Dia


1ª Leitura - Ne 8,2-4a.5-6.8-10
Salmo - Sl 18,8.9.10.15 (R. Jo 6,63c)
2ª Leitura - 1Cor 12,12-30
Evangelho - Lc 1,1-4;4,14-21


Amigas e amigos que acompanham o Ministério da Palavra na Voz das Mulheres, com grande alegria partilho com vocês algumas reflexões sobre a Liturgia da Palavra deste domingo, 23 de janeiro de 2022. São super ricas estas leituras, eu vou apenas ressaltar alguns pontos delas, tentando ligar com certos aspectos da nossa realidade de vida e de fé.

 

O texto de Neemias (Ne 8,2-4a.5-6.8-10) conta que o sacerdote Esdras proclamou a Palavra à assembleia, “e todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei” (diz em Ne 8, 3).

 

A palavra que eu ressalto deste trecho é o verbo “Escutar”.

 

Estamos próximos do Lançamento da Mensagem do Dia Mundial das Comunicações deste ano, que geralmente é publicada no Dia de São Francisco de Sales, 24 de janeiro.

 

Na mensagem de 2021, o Papa convidou a ir e ver, e este ano ele chama a chegarmos ainda mais perto e escutarmos. Então, a liturgia deste domingo me lembrou o tema “Escutai” da mensagem deste ano. Voltando à primeira leitura: Depois de escutar, o povo responde com gestos e palavras de conversão. Com essa receptividade, Esdras ensina e explica a leitura de maneira que possam compreender melhor seu significado. A mensagem principal de Neemias, que serve de encorajamento para nós hoje, neste início de 2022 é: “Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força” (Ne 8, 10).

 

Depois o Salmo 18 exalta os benefícios da lei e mandamentos de Deus para a integralidade da vida humana, cantando que as Palavras do Senhor são Espírito e Vida.

 

segunda leitura (1Cor 12,12-30) traz o ensinamento paulino de que formamos o Corpo Místico de Cristo, somos membros interconectados uns com os outros pela fé e amor a Deus e ao próximo. O ensinamento mais significativo desta passagem é a valorização de cada membro do Corpo, especialmente dos que parecem mais fracos e menos honrosos: “Mas Deus, quando formou o corpo, deu maior atenção e cuidado ao que nele é tido como menos honroso, para que não haja divisão no corpo e, assim, os membros zelem igualmente uns pelos outros. Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele” (I Cor 12, 24-26).

 

Escutar e acolher a Palavra de Deus e das outras pessoas é fundamental para integrar, para formarmos comunidade, sermos Corpo de Cristo. É o Espírito Santo que une, que nos capacita a entendermos umas às outras, uns aos outros. É numa relação caracterizada pela compreensão, empatia e compaixão que cresce a amizade, a fraternidade, a comunhão.

 

No Evangelho de Lucas (Lc 1,1-4;4,14-21), o Prólogo é bem interessante para pensarmos na importância daqueles que estudam, escrevem e ensinam a Palavra e Tradição cristã com solidez. No tempo de Lucas e nos tempos atuais, muitos são os discursos a respeito de Jesus, da Igreja e interpretações dos seus ensinos. Assim, expressamos nossa gratidão a todas as teólogas e teólogos, “testemunhas e ministros da Palavra” (Lc 1, 2) que exercem com zelo e seriedade a sua missão. Os versículos seguintes pulam para o capítulo 4 de Lucas, que narram o início da vida pública de Jesus. Após o Batismo e a Tentação no deserto, Jesus retorna à Galileia fortalecido pelo Espírito Santo, e começa seu ministério de ensino da Palavra e pregação do Reino de Deus. Para confirmar essa unção e missão de Jesus, Lucas cita o belíssimo texto de Isaías 61, 1-2. Na força das palavras deste Evangelho, renovamos nossa esperança de podermos proclamar 2022 como ano da graça do Senhor, ano de cura das doenças físicas, mentais e espirituais consequentes da pandemia, de libertação de tantos males sociais e desastres naturais que nos afligem e afetam especialmente aos mais vulneráveis.

 

Em síntese, podemos interpretar todo o conjunto da liturgia de hoje como o processo de ensinar, teologizar, catequizar, educar na fé. E isso nos remete ao lindo tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e Educação – fala com sabedoria, ensina com amor. Com base no método ver, julgar e agir, o caminho que a Campanha da Fraternidade propõe para buscarmos uma educação cristã integral é o da escuta, do discernimento e da ação. Escutar requer proximidade, encontro, sair da indiferença e apatia que um olhar à distância pode permitir. “É uma escuta integral, com o ouvido e com o coração, que buscam a inteireza da realidade com tudo o que ela pode trazer” (CF 2022 - Texto-base, n. 29). O texto-base diz que discernir “[...] se pratica com outra escuta, dessa vez, da Palavra de Deus, como passo fundamental para julgar evangelicamente os desafios do tempo presente e apontar as proposições para o novo” (CF 2022 - Texto-base, n. 139). Só depois destas escutas podemos elaborar um plano de ação concreta e tentar mudar a realidade.

 

Nessa perspectiva de sermos membros uns dos outros, vamos lembrar e pedir a Deus o socorro a todas as famílias afetadas pelas enchentes em diversas regiões do nosso Brasil, precisamos também buscar formas de ajudar as partes do Corpo de Cristo mais necessitadas de atenção e solidariedade.

 

Então, ficam as dicas de leitura para aprofundamento: o Texto-base da Campanha da Fraternidade e a Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações deste ano.

 

Para concluir, podemos traçar este processo de educação cristã integral com os seguintes passos:

 

 

Leia mais