Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos: relatório aborda os ''pequenos escravos invisíveis''

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

30 Julho 2018

A Assembleia Geral das Nações Unidas, com a Resolução A/RES/68/192 de 2013, proclamou o dia 30 de julho como Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos.

A reportagem é de Il Sismografo, 29-07-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

“O tráfico de pessoas é um crime vil que se alimenta de desigualdades, instabilidades e conflitos”, afirmou António Guterres na sua mensagem para a ocasião. “Os traficantes de seres humanos lucram com as esperanças e o desespero das pessoas. Atacam os vulneráveis e os privam dos seus direitos fundamentais. As crianças e os jovens, os migrantes e os refugiados são particularmente sensíveis. As mulheres e as meninas são, mais uma vez, as mais visadas. Vemos uma exploração sexual brutal, incluindo a prostituição involuntária, o casamento forçado e a escravidão sexual. Vemos o terrível comércio de órgãos humanos. O tráfico de seres humanos assume muitas formas e não conhece fronteiras. Os traficantes de seres humanos muitas vezes operam com impunidade, com seus crimes que não recebem atenção adequada. Isso deve mudar”.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Fundação Walk Free, em colaboração com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), em 2016, mais de 40 milhões de pessoas teriam sido forçadas à escravidão em escala global. Essa estimativa também inclui vítimas do tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual e de mão de obra.

Embora não se saiba quantas dessas pessoas foram objeto de tráfico, estima-se que, atualmente, no mundo, existam milhões de vítimas do tráfico de seres humanos. Destas, cerca de 29 milhões, ou seja, uma maioria de 71%, seriam mulheres e meninas, enquanto os restantes 11 milhões, ou 29%, seriam homens e meninos. O fenômeno afeta todos os países do mundo, e a Itália, assim como o resto da Europa, não está imune.

O foco de 2018 – “responder ao tráfico de crianças e jovens” – quer sublinhar que quase um terço das vítimas do tráfico é constituída por crianças e que devem ser tomadas iniciativas relacionadas com a proteção e a justiça para as vítimas menores de idade.

Às vésperas do Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos, a Save the Children apresentou o relatório “Pequenos escravos invisíveis 2018”, uma fotografia atualizada do tráfico e da exploração de menores na Itália e no mundo.

São três, em particular, os fenômenos evidenciados pelo relatório:

- a exploração de rua das meninas nigerianas e romenas;

- a exposição à exploração sexual das menores migrantes que transitam pela fronteira norte da Itália com o objetivo de alcançar os países do norte da Europa;

- a exploração laboral.

No que diz respeito ao combate contra a exploração sexual dos menores, o projeto da Save the Children Vie d’uscita”, entre janeiro de 2017 e março de 2018, alcançou, mediante as unidades de rua, 1.904 vítimas de tráfico, em claro predomínio (68,5%) de nigerianas, seguidas pelas romenas (28%). Um número significativamente maior em relação ao período de maio de 2016 a março de 2017, quando haviam sido contatadas 1.313 vítimas.

Induzidas pelos seus exploradores a se declararem maiores de idade no momento das operações de identificação após o desembarque, muitas jovens nigerianas fogem, assim, do sistema de proteção para menores. Portanto, é necessário fortalecer os mecanismos de identificação e os procedimentos de certificação da idade, para que se possa inseri-las imediatamente nos programas de proteção dos menores.

Para a viagem que as levará da Nigéria à Itália, as meninas contraem uma dívida de 20.000 a 50.000 euros, que só poderão pagar submetendo-se à prostituição forçada, um mecanismo do qual não conseguem se libertar facilmente.

Depois das meninas nigerianas na Itália, as meninas romenas constituem o segundo grupo mais numeroso na prostituição forçada de rua. Trata-se principalmente de adolescentes provenientes das áreas mais desfavorecidas da Romênia.

O relatório mostra um segundo fenômeno triste que diz respeito à Itália: o chamado survival sex, ou seja, menores em trânsito provenientes principalmente do Chifre da África e dos países da África subsaariana que são induzidas a se prostituírem para pagar os passeurs para atravessar a fronteira ou para conseguir comida ou um lugar para dormir.

Privadas da possibilidade de percorrer rotas seguras e legais, e invisíveis ao sistema de acolhimento, essas meninas, sozinhas, estão expostas a gravíssimos riscos de abuso e de exploração.

“É inaceitável que, na Itália, meninas e adolescentes acabem na rede de exploradores sem escrúpulos, vítimas cotidianas, nas ruas das nossas cidades, dos abusos perpetrados por aqueles que convidamos a não chamar mais de ‘clientes’, alinhados com o que indica a Comissão Europeia, justamente a fim de não obscurecer o porte do sofrimento experimentado”, afirmou Raffaela Milano, diretora dos programas Itália-Europa da Save the Children. “É ainda mais crucial e urgente que as instituições se comprometa a fundo a pôr fim a esse flagelo inaceitável e a proteger essas mulheres muito jovens.”

Por fim, de acordo com o relatório, os casos de trabalho infantil que surgiram na Itália em 2017, referentes tanto a menores italianos quanto estrangeiros, totalizam 220, mas nos deparamos com a ponta de um iceberg de um fenômeno majoritariamente submerso.

Entre os menores estrangeiros vítimas de exploração laboral na Itália, destacam-se os meninos egípcios que entram na espiral da exploração para pagar a dívida da viagem e para sustentar as famílias. Explorados em condições muito pesadas, eles trabalham todos os dias da semana durante 12 horas por dia, por dois ou três euros por hora.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos: relatório aborda os ''pequenos escravos invisíveis'' - Instituto Humanitas Unisinos - IHU