A fé, nova forma de amar

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

14 Setembro 2016

"Medellín foi um acontecimento de certa forma surpreendente e pioneiro. A sua preparação não previa de modo algum os frutos que, no final, nos deixou. É certo que, em 1968, o clima de abertura e diálogo com a humanidade que o papa João XXIII ainda não tinha sido totalmente cerceado e reprimido pela Cúria Romana. O espírito de liberdade e criatividade, suscitado pelo Concilio Vaticano II, ainda influenciava bispos, padres e comunidades cristãs. Entretanto, a visão da maior parte dos bispos não tinha sido transformada", escreve Marcelo Barros, monge beneditino, escritor e teólogo brasileiro.

Eis o artigo. 

A credibilidade das Igrejas e de toda religião está cada vez mais ligada ao compromisso dessas contribuírem com a justiça e a paz no mundo. Na América Latina, a relação entre espiritualidade ecumênica e opção pela vida e libertação dos empobrecidos foi proclamada oficialmente pela 2ª Conferência geral dos bispos católicos latino-americanos, reunida em Medellín, Colômbia em 1968. No próximo ano, celebraremos os 50 anos da conferência de Medellín que significou uma espécie de nascimento novo para a Igreja Católica na América Latina, já que aprofundou várias propostas para um cristianismo de rosto latino-americano e caribenho.

Durante o mês de setembro em vários lugares do continente, cristãos e estudiosos do tema se perguntam que herança permanece da 2ª conferência geral do episcopado latino-americano. Será que os bispos e padres da Igreja Católica, hoje, continuam na mesma estrada proposta pelos bispos reunidos em Medellín (1968). Mais do que tudo, uma grande parte da humanidade quer saber se, atualmente, pode contar com as forças vivas da Igreja Católica e de sua hierarquia, como contou a partir de Medellín, até meados da década de 70, para, a partir dos movimentos sociais, organizar juntos um mundo mais irmão e justo. 

Medellín foi um acontecimento de certa forma surpreendente e pioneiro. A sua preparação não previa de modo algum os frutos que, no final, nos deixou. É certo que, em 1968, o clima de abertura e diálogo com a humanidade que o papa João XXIII ainda não tinha sido totalmente cerceado e reprimido pela Cúria Romana. O espírito de liberdade e criatividade, suscitado pelo Concilio Vaticano II, ainda influenciava bispos, padres e comunidades cristãs. Entretanto, a visão da maior parte dos bispos não tinha sido transformada.

A conjuntura no continente era difícil e conflitiva. Vários dos nossos países, como o Brasil, já estavam imersos em uma cruel ditadura militar. No ano anterior a Medellín (1967), na Colômbia, os militares assassinaram o sacerdote revolucionário Camilo Torres. Na Bolívia, a CIA matou o comandante Che Guevara. Em todo o continente, cresciam os grupos cristãos, convencidos de que o desafio maior para os nossos povos não era o mero desenvolvimento e sim a libertação dos povos oprimidos. O desenvolvimento proposto acabava sempre sem justiça. O Evangelho apresenta o reino de Deus, não como o desenvolvimento do sistema do mundo e sim como ruptura e libertação de tudo o que oprime o ser humano. Entretanto, na maioria dos países, só um ou outro bispo, como no Brasil, Dom Hélder Câmara e alguns outros denunciavam as torturas e enfrentavam diretamente a ira dos militares no governo. A maioria dos bispos e padres preferia calar. E o papa pregava que os cristãos devem buscar uma evolução das coisas e não revolução. Medellín começou sob este clima. Só à medida que as discussões se aprofundaram, o ambiente foi se abrindo e os bispos trataram das graves questões do continente, da forma mais aberta e lúcida que se poderia imaginar. Certamente, vários bispos votaram sem se dar conta das consequências de tudo o que tinham afirmado e assinado.

A conferência de Medellín foi a primeira vez em que uma grande assembleia eclesial se interessava por um tema que não era só interno à vida da Igreja. O título era “A Igreja no mundo em transformação”, mas a perspectiva era projetar uma visão integral do ser humano, compreendido a partir de sua dimensão social e da sua vocação para a libertação. De fato, a conferência conseguiu realmente falar ao mundo. Produziu 16 documentos de conclusão e todos foram escritos no método de partir da realidade (Ver), confrontar esta situação levantada com a Palavra de Deus e com o projeto divino para o mundo (Julgar), concluindo por sugerir pistas de ação e de atividades para transformar a realidade (Agir). Os primeiros documentos versavam sobre Justiça, Paz, Família e não sobre temas eclesiásticos.

Medellín foi uma conferência pioneira e propôs transformações na identidade da fé e da pertença eclesial. Entretanto, não ousou mexer nas estruturas de sempre. O resultado disso é que esta estrutura se encarregou de neutralizar e apagar a mensagem profética da conferência. Tanto que hoje somos obrigados a nos perguntar que herança ficou de Medellín na Igreja de Aparecida.

O milagre divino é que, apesar de todas as dificuldades da Igreja e do mundo, Medellín deixou um espírito que não morreu. Embora restrito a minorias proféticas, o apelo dos bispos na conferência ressoa até hoje: “Que se apresente cada vez mais nítido, o rosto de uma Igreja autenticamente pobre, missionária e pascal, desligada de todo o poder temporal e corajosamente comprometida na libertação do ser humano por inteiro e de toda a humanidade” (Medellin. 5, 15 a).

Leia mais...

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A fé, nova forma de amar - Instituto Humanitas Unisinos - IHU