Frentes populares montam acampamento contra o impeachment em Brasília

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

29 Agosto 2016

Uma resistência popular contra o golpe em curso no Congresso Nacional, é assim que se definem os militantes das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo no Acampamento Nacional em Defesa Democracia e dos Direitos, que inicia neste domingo (28), em Brasília (DF).

Diversos militantes de organizações das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo iniciam montagem do acampamento / Foto: Divulgação/FBP

A reportagem é publicada por Brasil de Fato, 28-08-2016.

Para acompanhar a audiência e o julgamento final do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (DF) no Senado, na segunda (29) e terça (30), as articulações – que reúnem dezenas de movimentos populares e organizações sindicais e políticas – montam suas barracas e palco ao lado do estacionamento do ginásio Nilson Nelson, na capital federal.

São aguardados diversos ônibus com milhares de manifestantes de todo o Brasil. Números oficiais da quantidade de pessoas que participarão do acampamento ainda não foram divulgados.

Concentração

Pela manhã do domingo, as primeiras delegações começaram a chegar no local. Além disso, o acampamento recebeu a Assembleia da Classe Trabalhadora do Distrito Federal, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), que completa 33 anos na data.

Em seguida, ocorreu um show do rapper GOG. Em uma fala que abordou a exclusão social e econômica das classes populares no Brasil, o músico afirmou: “A luta de classes começa na escola, e aqui no Brasil temos uma grade horária que pouco difere uma escola de uma prisão".

Ao longo do dia está prevista a chegada de mais ônibus de diversos estados e a organização das ações para os próximos dias.

O domingo também conta com uma manifestação em Curitiba (PR), a partir das 15h, na praça Santos Andrade, sob o mote “Fora Temer. Nenhum direito a menos”.

Fase final

No dia em que Dilma falará pela primeira vez ao Senado sobre as acusações no processo de impeachment, segunda-feira (29), o acampamento das frentes populares prevê uma manifestação de apoio à presidenta em frente ao Senado, a partir das 9h.

No período da tarde, às 16h, os manifestantes sairão em marcha do acampamento e retornarão à porta do Senado para a realização de um ato político em defesa da democracia, marcado para 18h. Esse é o horário que os movimentos projetam que irá encerrar a sessão na Casa.

No mesmo dia, estão previstos protestos em diversas capitais. No Rio de Janeiro, o ato está marcado para as 17h, na Candelária, centro; em São Paulo, no mesmo horário, na praça do Ciclista, início da Avenida Paulista.

Já a programação do acampamento em Brasília para terça-feira (30), quando ocorre a votação final do processo de impeachment, é a de acompanhar a decisão e realizar “mais um ato contra o golpe, a partir das 18h (se não houver mudança no roteiro do golpe no Senado)”, divulga a Frente Brasil Popular do Distrito Federal, em nota.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frentes populares montam acampamento contra o impeachment em Brasília - Instituto Humanitas Unisinos - IHU