Ex-ditador argentino Videla é condenado a 50 anos por rapto de bebês

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

06 Julho 2012

A justiça argentina condenou nesta quinta-feira (05/07) o ex-ditador Jorge Rafael Videla a 50 anos de prisão pelo rapto de bebês como parte de um plano sistemático executado durante o governo militar na Argentina (1976-1983).

A notícia é do sítio Opera Mundi, 05-07-2012.

Considerado um processo emblemático, o julgamento começou por uma denúncia das Avós de Praça de Maio por "subtração, retenção, ocultação e substituição de identidade de menores de dez anos" e abrange 34 casos. As Avós de Praça de Maio calculam que, de fato, 500 crianças foram roubadas de suas famílias biológicas durante o último governo militar.

Na maioria dos casos, as crianças nasceram em centros de detenção da ESMA (Escola de Mecânica da Armada), na guarnição militar de Campo de Mayo e no denominado Pozo de Banfield, na periferia de Buenos Aires. No total, 26 pessoas das 34 cujos casos fazem parte deste julgamento reencontraram suas famílias e recuperaram suas verdadeiras identidades.

Além de Videla, sentaram-se no banco dos réus o também ex-ditador Reynaldo Bignone, condenado a 15 anos, Antonio Vañek, almirante reformado condenado a 40 anos, o ex-capitão de fragata Jorge Eduardo Acosta, sentenciado a 30, e o ex-general Omar Riveros, a 20, entre outros repressores da ditadura militar.

Sentado na primeira fila, Videla escutou, sem demonstrar qualquer reação, o anúncio de sua pena, que se soma a uma de prisão perpétua também por crimes contra a humanidade em seu período à frente do governo argentino.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-ditador argentino Videla é condenado a 50 anos por rapto de bebês - Instituto Humanitas Unisinos - IHU