Seu bispo necessita dos seus conselhos: o que dirá a ele?

Foto: Kevin Parks | CNS. Edição: IHU

18 Outubro 2021

 

Um bispo - digamos que fictício - está com problemas em sua diocese. O primeiro dos problemas? A falta de padres. Em espírito sinodal, convida seus diocesanos para pensar soluções. O que ele escutaria?

 

Essa é a alegoria proposta por George Wilson, jesuíta, professor aposentado de Eclesiologia, residente em Baltimore, EUA, em texto publicado por La Croix International, 14-10-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Eis o texto.

 

Obrigado por terem vindo!

Meu nome é dom Pascal. Eu sou o bispo da Diocese Central, e necessito da vossa ajuda.

Deixem-me contar minha situação e algumas das opções que estão sendo propostas a mim para solucioná-la. Então, vou acolher suas sugestões ou propostas.

Nossa diocese tem 83 paróquias para administrar. Até três anos atrás tínhamos padres-pastores para cada uma delas.

Mas, devido a mortes, renúncias e aposentadorias, o nosso número de párocos capazes de atuar caiu para 76.

Eu necessito de vossa ajuda para descobrir como proceder.

 

Vocações sacerdotais

Eu sei que muitos de vocês sugerirão que antes de começarmos o brainstorm, façamos uma oração por novas vocações. E eu lhes asseguro que nós temos feito isso.

Nós rezamos o terço, fizemos programas de animação vocacional, visitas ao nosso seminário regional. Eu promovo as vocações a cada cerimônia de Crisma ou dos escoteiros.

Nós somos gratos que no último ano pudemos ordenar dois novos padres, e nós nos felicitamos com os seis candidatos sólidos que estão na Teologia, assim como outros dez que vêm na etapa anterior a deles.

Mas no último ano também perdemos 11 padres, por morte ou aposentadoria. O limite é que, agora, nossas novas vocações não estão perto de substituí-los.

Eu creio fortemente na força da oração e continuarei pedindo para nosso povo para que reze por novos padres. Eles querem bons novos padres, e eles apoiarão cada esforço que fizermos nessa direção.

 

Deus sempre nos dá os recursos que necessitamos

Mas eu também creio em um Deus que está presente e agindo nas realidades que nos confrontamos, usando-as para nos transformar e ajudando-nos para crescer. É possível que por essa carência Deus esteja nos desafiando a nos transformarmos em um tipo diferente de Igreja?

Uma pessoa de fé uma vez disse que nosso Deus é magnânimo e sempre nos dará os recursos que necessitamos – sejam quais forem. Mas nós temos que determinar o que realmente necessitamos e não fecharmos nossos olhos para os recursos que estão diante de nós. Isso é o que se chama de gestão.

E peço-lhes, por favor, que não usem nosso precioso tempo juntos para me falarem de todas as maneiras que erramos, o que nos trouxe a esta situação. Além de cansativos, esses lamentos não ajudam muito, não é?

Tenho decisões a tomar. Comunidades reais têm necessidades sacramentais imediatas a serem atendidas agora. Não creio que possamos nos dar ao luxo da paralisia por análise.

 

As “grandes” opções

Alguns de vocês provavelmente irão propor que comecemos agora a expandir o grupo de pessoas elegíveis para a ordenação.

As opções sob esse título são facilmente nomeadas. Cada um deles envolveria crenças desafiadoras que moldaram a maneira de ministrar a nossa Igreja por séculos.

 

Ordenar homens casados?

Isso nos levaria a repensar um compromisso de longa data com o sacerdócio celibatário.

É verdade que a prática não é uma questão de fé, mas de disciplina da Igreja. Fica a cargo do papa alterá-lo.

Mesmo assim, muitos de nossos irmãos e irmãs protestantes nos alertam contra presumir que é apenas dizer: “Vamos ordenar homens casados”, esfregar uma lâmpada mágica três vezes e – voila! – a parusia chega.

 

Ordenar mulheres?

Isso nos chamaria a desafiar uma crença que o Papa João Paulo II (mas poucos estudiosos bíblicos sérios) acreditava ser uma questão de fé.

É que a prática de ter apenas padres do sexo masculino constitui uma norma que une a Igreja para sempre, independentemente das mudanças culturais ao longo dos séculos.

 

Trazer padres afastados de volta ao ministério ativo?

Isso desafiaria nossa compreensão das escolhas feitas uma vez e levantaria questões de justiça, como se o sacerdócio fosse uma questão de chamado pessoal de um indivíduo, em vez de um chamado da comunidade da Igreja.

 

E quanto ao celibato condicionado pelo tempo, nos moldes do sacerdócio xintoísta?

Você serve como celibatário por 7 anos e depois retorna ao estado laico. Isso desafiaria crenças arraigadas sobre o compromisso vitalício exigido pelo modelo de vida de Jesus.

 

O que são “opções factíveis”?

Eu vejo algum tipo de potencial em cada uma dessas opções anteriores, mas eu as chamo de “as grandes opções” por dois motivos.

Primeiro, estão dentro da bússola da autoridade universal da Igreja. Elas estão muito além do meu nível de responsabilidade.

E em segundo lugar, mesmo que fossem adotadas, levaria anos para pensar em todas as suas consequências e desenvolver planos razoáveis para implementá-las antes que estivessem prontas para execução.

Veja bem, não tenho medo de mencionar a possibilidade delas – em círculos discretos! Eu desci da escalada na hierarquia clerical há muito tempo.

Acontece que gosto da nossa diocese e estou feliz por ficar onde estou, obrigado. Mas tenho que tomar decisões no ano que vem. Algumas, na verdade, que provavelmente deveria ter feito há cinco anos.

Então, vamos apenas manter essas conversas “em segundo plano”, certo?

Quais são minhas “opções factíveis” no futuro imediato? E quais crenças cada uma dessas opções pode desafiar?

 

Fechar paróquias

Em certo sentido, fechar paróquias é a opção mais fácil de realizar. Administrativamente.

Mas o que isso faz com a nossa crença de que, uma vez formada, uma comunidade de fé não é apenas uma filial da diocese (já que a diocese não é uma filial da igreja universal - aliás como meus irmãos reagiriam à noção de fechar uma diocese? Especialmente a sua diocese).

Uma paróquia é uma encarnação única do corpo de Cristo em um pedaço particular da geografia. Quão fácil é escolher se fechar em vez de se reconciliar dignamente com todos os fiéis?

As paróquias que estão sendo consideradas para uma decisão de fechamento serão provavelmente aquelas com menos paroquianos do que o resto das paróquias da diocese, mas o mero fato de ter maiores ou menores números é um critério de Jesus?

Fechar a paróquia pode “me dar um padre” que pode providenciar os serviços sacramentais de outra paróquia com mais paroquianos, mas o que isso diz sobre o nosso conceito de sacerdócio?

Afinal, houve um tempo na Igreja em que seria impensável ordenar um homem para o serviço “geral”; a validade de sua ordenação estava ligada ao serviço vitalício de uma comunidade de fé particular.

Era análogo à conexão simbolizada pelo anel de um bispo: que ele deveria se casar para sempre com uma única diocese.

 

Nomeação de um não ordenado como agente pastoral da paróquia

Tenho visto leigos maravilhosos e leigas maravilhosas liderando brilhantemente as comunidades paroquiais. Tão eficaz quanto qualquer padre ordenado, teológica, espiritual e pastoralmente. Mas nomear uma pessoa não ordenada realmente não nos ajuda com as necessidades sacramentais, ajuda?

A presidência litúrgica, a absolvição e a unção sacramental requerem um sacerdote ordenado.

O número de liturgias regulares de fim de semana não diminui, e o agente pastoral ainda tem que pedir ajuda a um ministro sacramental que vem “de fora” para a paróquia.

O que isso faz com a nossa crença de que uma liturgia sacramental eficaz precisa ser aculturada, para resultar da vida de fé única de uma comunidade encarnada com sua própria liderança integrada?

 

Importar padres de outras partes do mundo

Muitos dos meus irmãos bispos tem perseguido essa estratégia. Isso atinge o objetivo de um rápido preenchimento da lacuna de padres, “cobrindo” o número de liturgias necessário.

Contudo, os resultados dessa estratégia parecem, no melhor, confusos.

A ideia de que todo padre compõe o mesmo grupo e, portanto, é justo substituir um por outro, sem olhar para as questões de sensibilidade cultural, vai contra o rico desenvolvimento da teologia eucarística nos últimos 35 anos.

Nós queremos arriscar retornar para o entendimento de que o rito sendo executado validamente é tudo o que importa?

 

Mudar o dia do encontro comunitário em torno da mesa do Senhor

Recentemente, ouvi falar de dioceses na Europa onde um padre é designado como ministro sacramental para até seis paróquias.

No domingo, ele preside a liturgia em uma delas; segunda à noite em outro, terça-feira em outro, e assim por diante.

As pessoas em cada uma dessas comunidades veem (cronologicamente) a liturgia do “meio da semana” como o ato central de adoração para aquela comunidade naquela semana – cumprimento do preceito dominical, se você preferir.

É claro que um arranjo como esse também desafia nossa identificação do domingo como o dia do Senhor.

Por outro lado, tenho que me perguntar: nossa Igreja já fraturou essa identificação ao introduzir a missa de sábado à noite?

 

Reduzir o número de missas

É verdade que em algumas comunidades os pastores têm tentado atender aos desejos de seu povo que muitas “missas de conveniência” são esperadas.

Adicione as esperadas missas de casamento nos sábados e, às vezes, muitos padres se veem violando as prescrições canônicas relativas ao número de missas que um sacerdote pode celebrar em qualquer fim de semana.

Posso determinar a redução dos números, mas isso não será, por si só, suficiente para lidar com as comunidades onde precisarei encontrar presidentes para os próximos anos.

 

Introduzir “celebrações dominicais regulares sem um padre”

Os “serviços de comunhão” no meio da semana são comuns em muitas partes do país. A Igreja permite e criou rituais oficialmente sancionados para esse tipo de serviço.

Posso informar meus padres que quando eles têm um bom motivo – férias, retiro, programa de estudos, etc. – para se ausentar de sua paróquia durante um fim de semana, eles não devem se esforçar para encontrar substitutos, mas têm um leigo treinado para conduzir tal serviço.

Esta prática corre o risco de tratar o recebimento da comunhão como algo separável do sacrifício da missa? Queremos correr esse risco?

Há evidências anedóticas de pessoas observando que gostam mais da “missa da irmã Elaine” do que da “missa do senhor Charles O'Toole”.

 

Em suma

Veja, qualquer opção que eu realmente escolher – e eu tenho que fazer uma escolha – estaremos desafiando alguma convicção que moldou nossa identidade como cristãos católicos por muito tempo.

Se não estivermos dispostos a desafiar nenhum deles, continuaremos tentando fazer o que sempre fizemos e nossa situação se tornará cada vez mais estressante.

Minha pergunta é dolorosa, mas simples: que convicção tradicional querem que eu desafie, este ano?

Formem pequenos círculos para compartilhar suas ideias. Depois de meia hora, nosso facilitador obterá suas respostas.

Obrigado. E, por favor, rezem pelas pessoas da Diocese Central.

 

Leia mais