Barroso vai ao ataque e inverte a lógica da empreitada bolsonarista – Frases do dia

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Papa Francisco ataca o 'desejo de poder', a 'rigidez disciplinar' e a 'deslealdade' nas associações de fiéis, dos movimentos eclesiais e das novas comunidades

    LER MAIS
  • Vacinas, o grande golpe da Big Pharma

    LER MAIS
  • A furiosa e disfarçada guerra pela Água no Brasil

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


03 Agosto 2021

 

"Todo declínio de poder é um convite aberto à violência"

“Os que dão por encerrados os dias de Bolsonaro deviam lembrar-se de Hannah Arendt, em Crises da República: "Todo declínio de poder é um convite aberto à violência". As autocracias modernas se desesperam quando não podem contar com a servidão voluntária do Direito. Diante de um Supremo que o trata como um Pinóquio e de um Congresso que lhe nega o estado de sítio, Bolsonaro sente a tentação de substituir o poder pela violência. O que ele e seus adeptos não sabem é que a ordem autocrática corrói as bases de sua legitimidade. Bolsonaro não compreendeu que mesmo o déspota deste milênio é volátil, assim como os inimigos que ele escolhe” - Marcelo Godoy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 02-08-2021.

 

Basta!

“Investigado em dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal, por acusação de interferência política na Polícia Federal e por suspeita de prevaricação diante de denúncias de corrupção na compra de vacinas, o presidente Jair Bolsonaro agora é alvo direto do Tribunal Superior Eleitoral, e não uma, mas duas vezes. Sem falar da CPI da Covid... As reações dos presidentes do Supremo, Luiz Fux, e do TSE, Luís Roberto Barroso, foram diferentes na forma, mas podem ser resumidas, ambas, com uma interjeição: 'Basta!' Basta de ameaças de Bolsonaro a tudo, a todos e à democracia brasileira. Eles não falaram só por eles, mas pelas suas instituições e pela defesa da democracia, da República e da Federação” – Eliane Cantanhêde, jornalista – O Estado de S. Paulo, 03-08-2021.

 

Falta o Congresso

“Supremo e TSE mostraram seu limite. Falta o Congresso. A Câmara deve derrubar o voto impresso na quinta-feira e, no Senado, a CPI da Covid vai levantando histórias, personagens e erros gritantes de um governo em que o presidente é o maior aliado do coronavírus em todo o mundo, passível de ser enquadrado em “homicídio comissivo, por omissão” – Eliane Cantanhêde, jornalista – O Estado de S. Paulo, 03-08-2021.

 

Democracia X Obscurantismo

“Além disso, o Brasil é todo ouvidos para saber, dos presidentes do Senado e da Câmara, de que lado eles estão. Não está se falando da divisão entre esquerda e direita, mas, sim, entre democracia e obscurantismo, realidade e negacionismo, bom senso e ignorância, cidadania alerta e cegueira cívica. Com a palavra, senador Rodrigo Pacheco e deputado Arthur Lira!”  – Eliane Cantanhêde, jornalista – O Estado de S. Paulo, 03-08-2021.

 

Barroso vai ao ataque e inverte a lógica da empreitada bolsonarista

“O discurso de Luís Roberto Barroso na abertura dos trabalhos do TSE tocou em pontos considerados fundamentais por quem está atento na busca de uma maneira eficaz de combater as narrativas de Jair Bolsonaro. O ministro busca inverter a lógica da empreitada bolsonarista, que atribui risco de fraude ao atual modelo eletrônico de votação: Barroso tenta virar o jogo ao insistir na vulnerabilidade do sistema impresso/manual, que, segundo ele, favorece a compra de votos, o “coronelismo” e as “milícias” (palavra amarga para os fãs do presidente)” – Coluna do EstadãoO Estado de S. Paulo, 03-08-2021.

 

Papo reto

“Segundo um especialista em marketing político, a mensagem dos adversários do presidente e, portanto, dos defensores da urna eletrônica, deve ser algo direto, na linha: Jair Bolsonaro quer acabar com o voto secreto no País. Mesmo sem citar nomes, foi mais ou menos o que Barroso fez, seja na nota assinada por vários ex-presidentes do TSE, seja em seu pronunciamento”– Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 03-08-2021.

 

Dark side

“Apesar de ter feito as mais esdrúxulas, imprecisas e vexaminosas previsões sobre a pandemia da covid-19, ainda no início de 2020, Osmar Terra (MDB-RS) segue ativo nas redes sociais, posando de “especialista” no assunto. Apelidado de 'Osmar Trevas' após tanta bola fora e 550 mil mortes no País, o deputado embola dados, reinterpreta gráficos e continua desafiando o bom senso e a comunidade científica internacional” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 03-08-2021.

 

Ser humano ruim

“A fala desrespeitosa de Bolsonaro ironizando Bruno Covas, que lutou pela vida com a dignidade dos fortes, mostra que ele é um ser humano ruim” - Marcelo Ramos, vice-presidente da Câmara dos Deputados (PL-AM) – O Estado de S. Paulo, 03-08-2021.

 

Hesitação vacinal

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta". A frase, de Albert Einstein, captura a essência da chamada hesitação vacinal. De um ponto de vista puramente darwiniano, poderíamos interpretar a atitude dos cidadãos recalcitrantes como uma contribuição involuntária ao aprimoramento da espécie, mas não é tão simples” – Helio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 03-08-2021.

 

Estupidez brasileira – elegemos Bolsonaro

“No Brasil, a julgar pelas pesquisas, a hesitação é pequena. Mas isso não significa que a estupidez inexista por aqui. Ela apenas se manifesta de outras formas. Nós, afinal, elegemos Bolsonaro” – Helio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 03-08-2021.

 

Bolsonaro sonha com o seu ‘capitólio”

“Pressionado pela CPI da Covid e pela queda nas pesquisas, Bolsonaro irá apelar cada vez mais a delírios persecutórios enquanto sonha com o seu "capitólio". Sabe que não precisa nem manchar as mãos, porque tem gente disposta a fazer o serviço sujo por ele” – Cristina Serra, jornalista – Folha de S. Paulo, 03-08-2021.

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Barroso vai ao ataque e inverte a lógica da empreitada bolsonarista – Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV