Eventos extremos: os ecossistemas oferecem proteção econômica

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Julho 2021

 

Os ecossistemas podem amortecer os impactos de eventos perigosos e fornecer outros benefícios, como água limpa, biodiversidade e bem-estar humano.

A reportagem é publicada por Fondazione Centro Euro-Mediterraneo sui Cambiamenti Climatici e reproduzida por EcoDebate, 30-06-2021. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

Vinte e oito pesquisadores de 11 nações, incluindo Jaroslav Mysiak da Fundação CMCC, passaram vários anos analisando mais de 500 artigos revisados por pares sobre manguezais, recifes de coral, dunas de areia, florestas em encostas e muito mais.

Novo estudo sobre abordagens baseadas em ecossistemas para redução de risco de desastres recém-publicado na Nature Sustainability.

Os tomadores de decisão em todo o mundo estão cada vez mais interessados em usar soluções de ecossistemas, como manguezais, recifes de coral, dunas de areia e florestas em encostas íngremes para ajudar a amortecer os impactos de eventos perigosos e proteger as populações. Mas que evidência existe para mostrar a eficácia das soluções baseadas na natureza sobre as medidas de proteção feitas pelo homem para reduzir os impactos do número crescente de eventos de risco que a humanidade enfrenta devido às mudanças climáticas?

Uma equipe internacional multidisciplinar de 28 pesquisadores examinou quase 20 anos de estudos revisados por pares sobre os impactos dos esforços de redução de risco de desastres com base no ecossistema (RRD) para, pela primeira vez, resumir o estado de conhecimento do ecossistema serviços e funções para DRR. A equipe revisou 529 artigos em inglês para catalogar a extensão do conhecimento e da confiança nos ecossistemas na redução do risco de desastres.

“Esta é a avaliação mais ampla e atualizada do papel que as soluções baseadas na natureza podem desempenhar para reduzir os impactos dos perigos naturais”, afirma o Dr. Jaroslav Mysiak, diretor da divisão de pesquisa ‘Avaliação de riscos e estratégias de adaptação’ do CMCC Fundação – Centro Euro-Mediterrânico sobre Mudanças Climáticas. “Complementa o relatório recentemente divulgado da Agência Europeia do Ambiente no contexto das alterações climáticas e resiliência”.

Conforme relatado no artigo publicado pela revista Nature Sustainability, os pesquisadores avaliaram o estado do conhecimento sobre o papel que os ecossistemas desempenham na redução do risco de desastres: da gestão de incêndios florestais à mitigação de inundações em áreas urbanas através da implementação de design verde, de o uso de vegetação em encostas íngremes para reduzir de forma econômica os perigos das montanhas – como deslizamentos de terra e avalanches – para o gerenciamento de águas pluviais.

A revisão da pesquisa existente revela que secas persistentes, degradação da terra e desertificação são frequentemente processos de início lento em terras áridas que, com o tempo, podem levar a desastres. É importante ressaltar que eles encontraram ampla evidência de como as abordagens baseadas em ecossistemas em áreas suscetíveis à seca podem reduzir os impactos das mudanças climáticas.

A principal autora do artigo Karen Sudmeier, Conselheira Sênior, Redução de Risco de Desastres, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente escreve em um blog : “Duas décadas de pesquisas analisadas ao longo de seis anos nos deixaram com uma série de perguntas: sabemos que há evidências de que a os ecossistemas reduzem os impactos de eventos de risco de maneira econômica. Agora precisamos disseminar essa evidência na linguagem que os tomadores de decisão falam: quanto, quão alto, quão largo? Também precisamos focar nossa atenção nos padrões de desempenho, projetos de design ecológico, procedimentos operacionais padrão de engenharia ecológica e as especificações que fornecerão a base de evidências definitiva para chamar a atenção e investir nas soluções da natureza para um número crescente de eventos de risco em todo o mundo. Nossa pesquisa neste campo em crescimento apenas começou. ”

O relatório, “Scientific evidence for ecosystem-based disaster risk reduction” está disponível online na Nature Sustainability.

 

Referência

Sudmeier-Rieux, K., Arce-Mojica, T., Boehmer, H.J. et al. Scientific evidence for ecosystem-based disaster risk reduction. Nat Sustain (2021). 

Disponível aqui.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Eventos extremos: os ecossistemas oferecem proteção econômica - Instituto Humanitas Unisinos - IHU