Prefeito da Doutrina da Fé pede para que padre irlandês, defensor da ordenação de mulheres, faça os juramentos de fidelidade aos ensinamentos da Igreja

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

23 Setembro 2020

O prefeito da poderosa Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano defendeu o pedido de seu escritório para que Tony Flannery, padre irlandês, assinasse quatro juramentos estritos de fidelidade aos ensinamentos católicos, dizendo que a mudança, embora “muito desagradável”, era parte de seu dever como vigilantes da ortodoxia global da Igreja.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 22-09-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Respondendo a uma pergunta do NCR sobre o caso do padre redentorista Tony Flannery, que foi suspenso do ministério por oito anos devido ao seu apoio à ordenação de mulheres, o cardeal Luis Ladaria disse que a Congregação para a Doutrina da Fé “esgotou as possibilidades” de diálogo com o padre.

“Em alguns pontos, tivemos que tomar algumas medidas, que nunca foram um julgamento da pessoa, porque isso é deixado apenas para Nosso Senhor, mas [um julgamento] sobre seus ensinamentos ou seu comportamento”, disse Ladaria.

“Procuramos sempre manter nosso respeito pelo padre Flannery, mas o dever que temos, de acordo com o arranjo da Igreja, é proteger a fé e, portanto, indicar algumas coisas que não estão de acordo com esta ”, disse o cardeal.

Ladaria falava durante uma coletiva de imprensa do Vaticano apresentando um novo documento de sua congregação sobre o ensino católico sobre questões de fim de vida.

Flannery revelou o movimento do Vaticano contra ele ao NCR em 15 de setembro, divulgando uma carta da congregação doutrinária e quatro “disposições doutrinárias” que ele foi convidado a afirmar. Eles consideram as posições oficiais da igreja sobre o sacerdócio exclusivamente masculino, relações homossexuais, uniões civis e identidade de gênero.

O documento original, assinado pelo segundo no comando do escritório do Vaticano, o arcebispo Giacomo Morandi, informava à liderança redentorista em Roma que Flannery “não deveria retornar ao ministério público” se o padre não assinasse os quatro juramentos anexos.

Em uma breve entrevista por telefone após os comentários de Ladaria, Flannery disse que ficou "quase sem palavras" com a caracterização do cardeal de um diálogo existente entre ele e a congregação do Vaticano.

Flannery disse que durante os oito anos de sua suspensão, ele nunca recebeu uma comunicação direta da congregação. Em casos de envolvimento de pessoas que são membros de comunidades religiosas, a congregação normalmente se corresponde apenas com o superior religioso da pessoa.

“O que foi dito é muito diferente da minha experiência com eles”, disse Flannery. “Em nenhum momento em oito anos eles se comunicaram diretamente comigo”.

“Estou um pouco chocado com a ousadia dele [Ladaria]”, disse o padre. “Realmente tem tão pouca relação com a realidade”.

Flannery é um popular escritor irlandês, pregador de retiros e, anteriormente, pároco. Ele foi removido do ministério público em fevereiro de 2012 depois que a congregação do Vaticano expressou preocupação com uma série de colunas que ele havia escrito para a Reality, uma revista redentorista publicada na Irlanda.

A suspensão contínua do padre parece estar em desacordo com os frequentes apelos do papa Francisco por uma Igreja mais aberta ao diálogo e ao debate. Durante os quatro Sínodos dos Bispos realizados durante o papado de Francisco, o pontífice, com frequência, exortou os prelados presentes nesses eventos para que nenhum tópico fosse descartado.

Ladaria disse que sua Congregação tem a responsabilidade de fazer cumprir os ensinamentos da Igreja.

“Esta é uma responsabilidade muito desagradável para a Congregação para a Doutrina da Fé”, disse o cardeal, repetindo: “Muito desagradável”.

“Mas é nossa responsabilidade e seria uma falta da nossa parte se não exercêssemos esta responsabilidade, se a empurrássemos para o lado e não disséssemos nada quando às vezes, infelizmente, é necessário”, disse Ladaria.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prefeito da Doutrina da Fé pede para que padre irlandês, defensor da ordenação de mulheres, faça os juramentos de fidelidade aos ensinamentos da Igreja - Instituto Humanitas Unisinos - IHU