Relatório de várias agências destaca sinais e impactos crescentes das mudanças climáticas na atmosfera, terra e oceanos

Foto: Pixabay

12 Março 2020

Os sinais físicos reveladores das mudanças climáticas, como aumento do calor da terra e dos oceanos, aceleração da elevação do nível do mar e derretimento do gelo, são destacados em um novo relatório compilado pela Organização Meteorológica Mundial e uma extensa rede de parceiros. Ele documenta os impactos dos eventos climáticos no desenvolvimento socioeconômico, saúde humana, migração e deslocamento, segurança alimentar e ecossistemas terrestres e marinhos.

A Declaração da OMM sobre o estado do clima global em 2019 inclui informações de serviços nacionais de meteorologia e hidrologia, principais especialistas internacionais, instituições científicas e agências das Nações Unidas. O relatório principal fornece informações autorizadas para os formuladores de políticas sobre a necessidade de Ação Climática.

A reportagem é publicada por EcoDebate, 11-03-2020.

O relatório confirma as informações em uma declaração provisória emitida na Conferência de Mudanças Climáticas da ONU em dezembro de que 2019 foi o segundo ano mais quente do registro instrumental. 2015-2019 são os cinco anos mais quentes já registrados e 2010-2019 a década mais quente já registrada. Desde a década de 1980, cada década sucessiva tem sido mais quente do que qualquer década anterior desde 1850.

O ano de 2019 terminou com uma temperatura média global de 1,1 °C acima dos níveis pré-industriais estimados, perdendo apenas para o recorde estabelecido em 2016, quando um evento El Niño muito forte contribuiu para um aumento da temperatura média global no topo da tendência geral do aquecimento.

“Atualmente, estamos fora do caminho para cumprir as metas de 1,5 °C ou 2 °C que o Acordo de Paris exige”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, em um prefácio.

“Este relatório descreve a ciência mais recente e ilustra a urgência de ações climáticas de longo alcance. Ele reúne dados de todos os campos da ciência climática e lista os possíveis impactos futuros das mudanças climáticas – das consequências econômicas e de saúde à menor segurança alimentar e maior deslocamento ”, afirmou ele.

O relatório será lançado em uma conferência de imprensa do Secretário-Geral da ONU e do Secretário-Geral da OMM Petteri Taalas na sede da ONU em 10 de março.

“Dado que os níveis de gases de efeito estufa continuam a aumentar, o aquecimento continuará. Uma previsão decadal recente indica que um novo recorde anual anual de temperatura é provável nos próximos cinco anos. É uma questão de tempo ”, disse o secretário-geral da OMM, Taalas.

“Acabamos de registrar o mês mais quente de janeiro. O inverno era fora de época ameno em muitas partes do hemisfério norte. Fumaça e poluentes causados por incêndios na Austrália circunavegaram o mundo, causando um aumento nas emissões de CO2. As temperaturas recordes registradas na Antártica foram acompanhadas pelo derretimento do gelo em larga escala e pelo fraturamento de uma geleira que terá repercussões na elevação do nível do mar”, disse Taalas.

“A temperatura é um indicador das mudanças climáticas em andamento. As mudanças na distribuição global das chuvas tiveram um grande impacto em vários países. O nível do mar está subindo a um ritmo crescente, em grande parte devido à expansão térmica da água do mar e ao derretimento das maiores geleiras, como na Groenlândia e na Antártica. Isso está expondo as áreas costeiras e as ilhas a um risco maior de inundações e a submersão de áreas baixas ”, disse Taalas.

Indicadores climáticos

Gases de efeito estufa

Em 2018, as frações molares de gases de efeito estufa atingiram novos picos, com as frações molares médias globais de dióxido de carbono (CO2) em 407,8 ± 0,1 partes por milhão (ppm), metano (CH4 ) em 1869 ± 2 partes por bilhão (ppb) e óxido nitroso (N2O), 331,1 ± 0,1 ppb. Dados preliminares indicam que as concentrações de gases de efeito estufa continuaram a aumentar em 2019.

Uma projeção preliminar de CO fóssil global de 2 emissões utilizando os dados dos três primeiros trimestres de 2019, sugere que as emissões cresceriam + 0,6% em 2019 (com uma gama de -0,2% a + 1,5%).

Oceanos


Fonte: Ecodebate

Ondas de calor marinhas

Mais de 90% do excesso de energia acumulada no sistema climático como resultado do aumento da concentração de gases de efeito estufa entra no oceano. Em 2019, o conteúdo de calor oceânico até uma profundidade de 2 quilômetros excedeu os recordes anteriores estabelecidos em 2018.

O aquecimento do oceano tem impactos generalizados no sistema climático e contribui com mais de 30% do aumento do nível do mar através da expansão térmica da água do mar. Está alterando as correntes oceânicas e indiretamente alterando as trilhas de tempestades e derretendo as prateleiras flutuantes de gelo. Juntamente com a acidificação e desoxigenação do oceano, o aquecimento do oceano pode levar a mudanças drásticas nos ecossistemas marinhos.

Em 2019, o oceano experimentou em média quase 2 meses de temperaturas incomumente quentes. Pelo menos 84% do oceano experimentou pelo menos uma onda de calor marinha.

Acidificação oceânica: na década de 2009-2018, o oceano absorveu cerca de 23% das emissões anuais de CO2 , amortecendo os impactos das mudanças climáticas, mas aumentando a acidez do oceano. A mudança de pH reduz a capacidade de calcificação de organismos marinhos, como mexilhões, crustáceos e corais, afetando a vida marinha, o crescimento e a reprodução.

Desoxigenação oceânica: tanto as observações quanto os modelos indicam que o oxigênio está diminuindo nos oceanos aberto e costeiro, incluindo estuários e mares semi-fechados. Desde meados do século passado, houve uma redução estimada de 1% a 2% (77 bilhões a 145 bilhões de toneladas) no inventário global de oxigênio oceânico.

Ecossistemas Marinhos: A desoxigenação ao lado do aquecimento e acidificação dos oceanos é agora vista como uma grande ameaça aos ecossistemas oceânicos e ao bem-estar das pessoas que deles dependem. Prevê-se que os recifes de coral diminuam para 10% -30% da cobertura anterior a 1,5 °C de aquecimento e para menos de 1% a 2 °C de aquecimento.

O nível do mar aumentou ao longo do registro do satélite do satélite (desde 1993), mas a taxa aumentou ao longo desse tempo, principalmente devido ao derretimento das camadas de gelo na Groenlândia e na Antártica. Em 2019, o nível médio global do mar atingiu seu maior valor já registrado.


Fonte: Ecodebate

Gelo: O declínio contínuo a longo prazo do gelo do Ártico no mar foi confirmado em 2019. A extensão média mensal de setembro (geralmente a mais baixa do ano) foi a terceira mais baixa já registrada, com a extensão mínima diária vinculada à segunda mais baixa.

Até 2016, a extensão do gelo marinho antártico havia mostrado um pequeno aumento a longo prazo. No final de 2016, isso foi interrompido por uma queda repentina em extensão para valores extremamente baixos. Desde então, a extensão do gelo marinho antártico permaneceu em níveis relativamente baixos.

A camada de gelo da Groenlândia registrou nove dos 10 anos com menor balanço de massa de superfície nos últimos 13 anos. E 2019 foi o 7º mais baixo já registrado. Em termos de balanço de massa total. A Groenlândia perdeu cerca de 260 Gt de gelo por ano no período 2002-2016, com um máximo de 458 Gt em 2011/12. A perda em 2019 foi de 329 Gt, bem acima da média.

Geleiras: resultados preliminares do Serviço Mundial de Monitoramento de Geleiras indicam que 2018/19 foi o 32º ano consecutivo de balanço de massa negativo para as geleiras de referência selecionadas. Oito dos dez anos de balanço de massa mais negativos foram registrados desde 2010.

Impactos relacionados ao clima

O relatório dedica uma seção extensa aos impactos climáticos na saúde humana, segurança alimentar, migração, ecossistemas e vida marinha. Isso se baseia nas contribuições de uma ampla variedade de parceiros das Nações Unidas. (Veja na nota do editor a lista completa)

Saúde

Condições extremas de calor estão afetando cada vez mais a saúde humana e os sistemas de saúde.

Em 2019, o recorde de altas temperaturas da Austrália, Índia, Japão e Europa afetou negativamente a saúde e o bem-estar. No Japão, um grande evento de onda de calor resultou em mais de 100 mortes e mais 18.000 hospitalizações. Na França, mais de 20.000 atendimentos de emergência foram registrados para doenças relacionadas ao calor entre junho e meados de setembro e, durante as duas principais ondas de calor do verão, houve um total de 1 462 mortes em excesso nas regiões afetadas.


Fonte: Ecodebate

Alterações na capacidade vetorial global para vetores de vírus da dengue, calcule usando dados climáticos históricos.

As mudanças nas condições climáticas desde 1950 estão facilitando a transmissão do vírus da dengue pelas espécies de mosquitos Aedes, aumentando o risco de ocorrência de doenças. Paralelamente, a incidência global da dengue cresceu dramaticamente nas últimas décadas, e cerca de metade da população mundial está agora em risco de infecção. Em 2019, o mundo experimentou um grande aumento nos casos de dengue.

Comida segura

A variabilidade climática e os eventos climáticos extremos estão entre os principais fatores do recente aumento da fome global e uma das principais causas de crises graves. Após uma década de declínio constante, a fome está aumentando novamente – mais de 820 milhões de pessoas sofriam de fome em 2018. Entre os 33 países afetados pelas crises alimentares em 2018, a variabilidade climática e o clima extrapolam um fator determinante, juntamente com choques e conflitos econômicos em 26. países e o principal impulsionador em 12 dos 26. Diante disso, a comunidade global enfrenta um enorme desafio para alcançar a meta de Fome Zero da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A situação da segurança alimentar deteriorou-se acentuadamente em 2019 em alguns países do Grande Chifre da África devido a extremos climáticos, deslocamentos, conflitos e violência. No final de 2019, estimava-se que cerca de 22,2 milhões de pessoas (6,7 milhões na Etiópia, 3,1 milhões no Quênia, 2,1 milhões na Somália, 4,5 milhões no Sudão do Sul, 5,8 milhões no Sudão) eram severamente inseguras alimentares, apenas um pouco menor do que durante a seca severa e prolongada em 2016-17.

Houve uma secura excepcional em março e boa parte de abril, seguida por chuvas e inundações extraordinariamente fortes de outubro a dezembro. A precipitação invulgarmente forte no final de 2019 também foi um fator no grave surto de gafanhoto do deserto na região do Chifre da África – a pior em mais de 25 anos e a mais grave em 70 anos no Quênia. Espera-se que isso se espalhe até junho de 2020, em uma grave ameaça à segurança alimentar.


Fonte: Ecodebate

Deslocamento

Mais de 6,7 milhões de novos deslocamentos internos de desastres foram registrados entre janeiro e junho de 2019, desencadeados por eventos hidrometeorológicos como o ciclone Idai no sudeste da África, o ciclone Fani no sul da Ásia, o furacão Dorian no Caribe e as inundações no Irã, Filipinas e Etiópia. Prevê-se que esse número chegue perto de 22 milhões em 2019, ante 17,2 milhões em 2018. De todos os riscos naturais, inundações e tempestades contribuíram mais para o deslocamento.

Eventos de alto impacto

Inundações

Relatou-se que mais de 2.200 vidas foram perdidas em vários episódios de inundações na Índia, Nepal, Bangladesh e Mianmar durante a estação das monções, que começou tarde, mas terminou com totais de chuvas acima da média de longo prazo.

A pluviosidade média anual de 12 meses nos Estados Unidos contíguos no período de julho de 2018 a junho de 2019 (962 mm) foi a mais alta já registrada. As perdas econômicas totais causadas pelas inundações nos Estados Unidos em 2019 foram estimadas em US$ 20 bilhões.

Condições muito úmidas afetaram partes da América do Sul em janeiro. Houve grandes inundações no norte da Argentina, Uruguai e sul do Brasil, com perdas na Argentina e no Uruguai estimadas em US$ 2,5 bilhões.

A República Islâmica do Irã foi seriamente afetada pelas inundações no final de março e no início de abril. As grandes inundações afetaram muitas partes até agora afetadas pela seca no leste da África em outubro e início de novembro.

Seca

A seca afetou muitas partes do sudeste da Ásia e da Austrália, que tiveram o ano mais seco já registrado, influenciada pela forte fase positiva do dipolo do Oceano Índico.

A África Austral, a América Central e partes da América do Sul receberam quantidades de precipitação anormalmente baixas.


Fonte: Ecodebate

Ondas de calor

A Austrália terminou o ano em que começou: com calor extremo. O verão 2018-2019 foi o mais quente já registrado, assim como dezembro. O dia mais quente da Austrália com média de área registrado (41,9 ° C) foi em 18 de dezembro. Os sete dias mais quentes da Austrália já registrados e nove dos 10 mais quentes ocorreram em 2019.

Duas grandes ondas de calor ocorreram na Europa no final de junho e no final de julho. Na França, um recorde nacional de 46,0 ° C (1,9 ° C acima do registro anterior) foi estabelecido em 28 de junho em Vérargues. Também foram estabelecidos recordes nacionais na Alemanha (42,6 ° C), Holanda (40,7 ° C), Bélgica (41,8 ° C), Luxemburgo (40,8 ° C) e Reino Unido (38,7 ° C), com o calor também se estendendo para os países nórdicos, onde Helsinque teve sua temperatura mais alta já registrada (33,2 ° C em 28 de julho).

Incêndios florestais

Foi um ano de incêndio acima da média em várias regiões de alta latitude, incluindo Sibéria (Federação Russa) e Alasca (EUA), com atividade de incêndio ocorrendo em algumas partes do Ártico, onde era anteriormente extremamente raro.

A seca severa na Indonésia e nos países vizinhos levou à estação de incêndios mais significativa desde 2015. O número de incêndios relatados na região amazônica do Brasil ficou apenas ligeiramente acima da média de 10 anos, mas a atividade total de incêndios na América do Sul foi a mais alta desde 2010, Bolívia e Venezuela entre os países com anos de incêndio particularmente ativos.

A Austrália sofreu uma temporada de incêndios excepcionalmente prolongada e severa no final de 2019, com repetidos grandes surtos que continuaram em janeiro de 2020. No início de 2020, 33 mortes foram relatadas e mais de 2000 propriedades foram perdidas, enquanto um total de cerca de 7 milhões hectares haviam sido queimados em Nova Gales do Sul e Victoria.

As emissões totais diárias de CO2 de incêndios florestais geralmente seguiram a média de 2003-2018, de acordo com o conjunto de dados do Sistema Global de Assimilação de Incêndios do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus ECMWF. Os maiores aumentos acima da média de 17 anos em julho, agosto, setembro e final de dezembro, correspondendo ao pico de atividade de incêndios no Ártico/Sibéria, Indonésia e Austrália, respectivamente.


Fonte: Ecodebate

Ciclones tropicais

A atividade global de ciclones tropicais em 2019 ficou acima da média. O Hemisfério Norte tinha 72 ciclones tropicais. A temporada 2018-19 do Hemisfério Sul também estava acima da média, com 27 ciclones.

O ciclone tropical Idai chegou a Moçambique em 15 de março como um dos mais fortes conhecidos na costa leste da África, resultando em muitas vítimas e devastação generalizada. Idai contribuiu para a destruição completa de cerca de 780 000 ha de culturas no Malawi, Moçambique e Zimbábue, minando ainda mais uma situação precária de segurança alimentar na região. O ciclone também resultou em pelo menos 50 905 pessoas deslocadas no Zimbábue, 53 237 no sul do Malawi e 77 019 em Moçambique.

Um dos ciclones tropicais mais intensos do ano foi o Dorian, que atingiu a categoria 5 nas Bahamas. A destruição foi agravada, pois era excepcionalmente lenta e permaneceu quase estacionária por cerca de 24 horas.

O tufão Hagibis atingiu o oeste de Tóquio em 12 de outubro, causando graves inundações.

Instituições participantes

Serviços Nacionais de Meteorologia e Hidrologia, Centros Climáticos Regionais da OMM e dezenas de especialistas científicos contribuíram para este relatório.

Agências das Nações Unidas: as informações foram fornecidas pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI-UNESCO), Fundo Monetário Internacional, Organização Internacional para as Migrações (OIM), ONU Meio Ambiente, o Escritório da ONU para Redução de Riscos de Desastres, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, o Programa Mundial de Alimentos e a Organização Mundial da Saúde.

Data Centers: Centro Global de Climatologia por Precipitação (GPCC); Conheci o escritório Hadley Center; Centros Nacionais de Informação Ambiental da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA NCEI); Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) e Copernicus Climate Change Service (C3S); Instituto Nacional de Aeronáutica e Administração Espacial Goddard Institute for Space Studies (NASA GISS); Agência Meteorológica do Japão (JMA); WMO Global Atmospheric Watch (GAW); Centro Nacional de Dados Oceânicos do NOAA (NODC); Data Center Nacional de Neve e Gelo (NSIDC); Observatório Mauna Loa; a Iniciativa Blue Carbon; Observatório de Hong Kong; Fórum Regional do Clima sobre o Clima Pan-Ártico (PARCOF); Iniciativa para as Alterações Climáticas da Agência Espacial Europeia (ESA); Serviço de Monitoramento Ambiental Marinho da Copernicus (CMEMS); Arquivamento, Validação e Interpretação de Dados Oceanográficos por Satélite (AVISO); o portal polar; Departamento de Oceanografia Física, Instituição Oceanográfica de Woods Hole; Instituto de Pesquisa do Ártico e Antártico (AARI); Mercator Ocean; Rede Global de Oxigênio Oceânico (GO2NE); Rede Global de Observação de Acidificação Oceânica (GOA-ON); Instalação de aplicação de satélites oceânicos e marítimos (OSISAF) da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT); Bureau Australiano de Meteorologia; Organização da Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO) Oceanos e Atmosfera. Instalação de aplicação de satélites oceânicos e marítimos (OSISAF) da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT); Bureau Australiano de Meteorologia; Organização da Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO) Oceanos e Atmosfera. Instalação de aplicação de satélites oceânicos e marítimos (OSISAF) da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT); Bureau Australiano de Meteorologia; Organização da Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO) Oceanos e Atmosfera.

Detalhes completos de todos os colaboradores estão disponíveis na Declaração sobre o estado do clima 2019, da World Meteorological Organization (WMO), disponível neste link.

Leia mais