O crescimento acelerado das árvores causado pelo aquecimento do clima não se traduz necessariamente em maior armazenamento de carbono, sugere um estudo internacional.

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

21 Mai 2019

A equipe, liderada pela Universidade de Cambridge, descobriu que à medida que as temperaturas aumentam, as árvores crescem mais rápido, mas elas também tendem a morrer mais jovens. Quando essas árvores de crescimento rápido morrem, o carbono que armazenam é devolvido ao ciclo do carbono.

A informação é de University of Cambridge, publicada por Nature Communications , e reproduzida por EcoDebate, 20-05-2019. Tradução e edição são de Henrique Cortez.

Os resultados, relatados na revista Nature Communications , têm implicações para a dinâmica global do ciclo de carbono. À medida que o clima da Terra continua a aquecer, o crescimento das árvores continuará a acelerar, mas o período de tempo que as árvores armazenam o carbono, o chamado tempo de residência do carbono, diminuirá.

Durante a fotossíntese, as árvores e outras plantas absorvem o dióxido de carbono da atmosfera e o utilizam para construir novas células. Árvores de vida longa, como pinheiros de altas altitudes e outras coníferas encontradas nas florestas boreais da latitude norte, podem armazenar carbono por muitos séculos.

“À medida que o planeta aquece, faz com que as plantas cresçam mais rápido, então o pensamento é que plantar mais árvores levará a mais carbono sendo removido da atmosfera”, disse o professor Ulf Büntgen, do Departamento de Geografia de Cambridge, principal autor do estudo. “Mas isso é apenas metade da história. A outra metade é uma que não foi considerada: que essas árvores de rápido crescimento estão mantendo carbono por períodos mais curtos de tempo.”

Büntgen usa as informações contidas em anéis de árvores para estudar as condições climáticas do passado. Os anéis de árvores são tão distintos quanto as impressões digitais: a largura, a densidade e a anatomia de cada anel anual contêm informações sobre como era o clima naquele determinado ano. Retirando amostras nucleares de árvores vivas e amostras de discos de árvores mortas, os pesquisadores são capazes de reconstruir como o sistema climático da Terra se comportou no passado e entender como os ecossistemas estavam respondendo à variação de temperatura.

Para o estudo atual, Büntgen e seus colaboradores da Alemanha, Espanha, Suíça e Rússia, amostraram mais de 1100 pinheiros montanhosos vivos e mortos dos Pirineus espanhóis e 660 amostras de lariço siberiano do Altai russo: ambos os locais de florestas de alta elevação que foram imperturbado por milhares de anos. Usando essas amostras, os pesquisadores conseguiram reconstruir as taxas de crescimento total e juvenil das árvores que cresciam durante as condições climáticas industriais e pré-industriais.

Os pesquisadores descobriram que condições rigorosas e frias fazem com que o crescimento das árvores diminua, mas também tornam as árvores mais fortes, de modo que elas podem viver até uma idade avançada. Por outro lado, as árvores que crescem mais rapidamente nos primeiros 25 anos morrem muito mais cedo do que seus parentes de crescimento lento. Esta relação negativa permaneceu estatisticamente significativa para amostras de árvores vivas e mortas em ambas as regiões.

A ideia de um tempo de permanência de carbono foi inicialmente formulada pela primeira vez pelo co-autor Christian Körner, professor emérito da Universidade de Basel, mas esta é a primeira vez que foi confirmada pelos dados.

A relação entre a taxa de crescimento e o tempo de vida é análoga à relação entre a freqüência cardíaca e a expectativa de vida observada no reino animal: animais com frequências cardíacas mais rápidas tendem a crescer mais rapidamente, mas têm vidas médias mais curtas.

Referência:

Limited capacity of tree growth to mitigate the global greenhouse effect under predicted warming Ulf Büntgen, Paul J. Krusic, Alma Piermattei, David A. Coomes, Jan Esper, Vladimir S. Myglan, Alexander V. Kirdyanov, J. Julio Camarero, Alan Crivellaro & Christian Körner Nature Communications 10, Article number: 2171 (2019) DOI

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O crescimento acelerado das árvores causado pelo aquecimento do clima não se traduz necessariamente em maior armazenamento de carbono, sugere um estudo internacional. - Instituto Humanitas Unisinos - IHU