'Custo Marginal Zero. A Internet das Coisas, os Bens Comuns Colaborativos e o Eclipse do Capitalismo' em debate no IHU, nesta quinta

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Só um radical ecossocialismo democrático pode mudar o horizonte

    LER MAIS
  • Byung-Chul Han: smartphone e o “inferno dos iguais”

    LER MAIS
  • Extrema-direita no Brasil já não precisa de Bolsonaro para se mobilizar, revela pesquisa

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: Fernanda Forner | 07 Setembro 2016

O processo de globalização proporcionou diversas mudanças de comportamento e consumo, levando o capitalismo a um novo patamar que se tornou insustentável do ponto de vista social e ambiental. Jeremy Rifkin acredita que há um limite para este modo de viver, e uma alternativa a esse modelo poderia nos levar a ter uma Sociedade com custo marginal zero, eixo central de seu best-seller Sociedade Com Custo Marginal Zero. A Internet das Coisas, os Bens Comuns Colaborativos e o Eclipse do Capitalismo (Editora: M. Books: 2015).


Jeremy Rifkin - Sociedade Com Custo Marginal Zero. A Internet das Coisas, os Bens Comuns Colaborativos e o Eclipse do Capitalismo (Imagem: Divulgação)

Na obra lançada recentemente no Brasil, Rifkin explica como a Internet das Comunicações, da Energia e dos Transportes está convergindo para criar uma rede neural global, conectando tudo a todos na Internet das Coisas.

A fim de analisar e discutir as possíveis implicações de uma sociedade de custo marginal zero proposta por Rifkin, o Prof. MS Gilberto Faggion e o Prof. Dr. Lucas Henrique da Luz ministrarão o próximo IHU ideias. A atividade, sob o título Sociedade com Custo Marginal Zero. A Internet das Coisas, os Bens Comuns Colaborativos e o Eclipse do Capitalismo, será realizada na quinta-feira (08-09-2016), na Sala Ignacio Ellacuría e CompanheirosIHU, das 17h30min às 19h.

Sinopse do livro

Em Sociedade com custo marginal zero, Jeremy Rifkin argumenta que a era do capitalismo está saindo lentamente do palco mundial. O surgimento da Internet das Coisas tem levado à ascensão de um novo sistema econômico - os bens comuns colaborativos - que está transformando nosso modo de vida.

Neste livro, Rifkin explica como a Internet das Comunicações, da Energia e dos Transportes está convergindo para criar uma rede neural global, conectando tudo a todos na Internet das Coisas. Essa estrutura inteligente e indissolúvel do século XXI tem acelerado a produtividade e reduzido o custo marginal de produzir e distribuir unidades adicionais de bens e serviços - descontados os custos fixos - a praticamente zero, tornando-os essencialmente gratuitos.

Como resultado, o lucro corporativo começa a secar, os direitos de propriedade perdem força e a noção convencional de escassez econômica dá lugar à possibilidade de abundância à medida que setores inteiros da economia ingressam na web com custo marginal zero. O desafio é garantir a segurança dos dados e a proteção do sigilo pessoal em um mundo aberto, transparente e conectado globalmente.

Quem é Jeremy Rifkin?

O economista norte-americano Jeremy Rifkin é um escritor estadunidense, autor dos best-sellers O Fim dos Empregos (2004) e O Século da Biotecnologia (1999), ambos traduzidos para mais de quinze idiomas, além de outras obras, tais como Sociedade Com Custo Marginal Zero. A Internet das Coisas, os Bens Comuns Colaborativos e o Eclipse do Capitalismo (Editora: M. Books: 2015).

Serviço

IHU ideias - Sociedade Com Custo Marginal Zero. A Internet das Coisas, os Bens Comuns Colaborativos e o Eclipse do Capitalismo

Conferencistas: Prof. MS Gilberto Faggion e Prof. Dr. Lucas Henrique da Luz – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Data: 8 de setembro de 2016
Horário: 17h30min às 19h
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU
Para mais informações acesse ihu.unisinos.br/eventos

O evento será transmitido ao vivo, na primeira página do IHU.

Leia mais...

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Custo Marginal Zero. A Internet das Coisas, os Bens Comuns Colaborativos e o Eclipse do Capitalismo' em debate no IHU, nesta quinta - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV