Não Tirem Nosso Tezão: próximos de perder nosso direito a informação sobre transgênicos

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

19 Abril 2018

Comissão do Senado aprova retirada da identificação de transgênicos em rótulos de produtos alimentícios; ruralistas manobram para votar matéria em plenário ainda hoje.

A reportagem é publicada por Greenpeace, 17-04-2018.

Campanha #NãoTiremMeuTezão em referência ao "T" presente nos rótulos de alimentos que contêm agrotóxicos. (Foto: Juliana Costta / Greenpeace)

Querem acabar com o seu direito de saber o que come! O senador ruralista Cidinho Santos (PR/MT) aproveitou da ausência de diversos senadores no dia de hoje (17) para realizar uma dupla manobra no Senado. Ele não apenas aprovou um parecer favorável ao Projeto de Lei 34/2015, o PL da Rotulagem, como agora trabalha para mudar sua tramitação de ordinária para urgente. Isso possibilitaria aos ruralistas aprovarem o texto o mais rápido possível, seja hoje mesmo, amanhã ou ainda essa semana.

Mesmo com apenas quatro senadores presentes na Comissão de Meio Ambiente hoje, o PL da Rotulagem foi aprovado sem debate ou participação popular.

Embora o projeto ainda tenha que passar pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), a bancada ruralista articulou para que a tramitação seguisse em rito de urgência.

Isso significa que o texto pode ir direto para a plenária do Senado, pulando a avaliação da CTFC e ignorando a opinião da sociedade. Ou seja, os senadores acham que você não tem o direito de saber o que está comprando.

Mas a nossa pressão deu resultado! O senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), que vai presidir o Senado até sexta-feira, se manifestou publicamente contra a proposta, inclusive compartilhando uma imagem do Greenpeace.

Agora precisamos que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB/CE), e o presidente da CTFC, Ataídes Oliveira (PSDB/TO), também se comprometa a não colocar o PL da Rotulagem pata votar.

A sociedade tem o direito de saber o que consome. Se o alimento contém transgênicos, queremos saber! #NãoTiremNossoTezão! Estamos #DeOlhoNoT.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não Tirem Nosso Tezão: próximos de perder nosso direito a informação sobre transgênicos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU