Seis de oito setores do trabalho formal registram saldo negativo no Vale do Sinos

• Quarta, 11 de Março de 2015

O mercado formal de trabalho brasileiro apresenta o fechamento de 81.774 postos de trabalho com carteira assinada no mês de janeiro de 2015. No mesmo período, o estado do Rio Grande do Sul apresenta saldo positivo, com a criação de 8.338 novos postos de trabalho.

A Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) no mês de janeiro de 2015 registrou o fechamento de 1.099 postos de trabalho com carteira assinada. O comércio foi o setor que mais teve postos de trabalho fechados, com saldo negativo de 2.499. No entanto, no mesmo período o setor da Indústria de Transformação ampliou o número de postos de trabalho na RMPA, tendo um crescimento de 1.883 trabalhadores com carteira assinada.

Os catorze municípios que compõem o Corede Vale do Rio dos Sinos também compõem a RMPA. A partir dessa regionalização e período constata-se que houve geração de emprego na região. Apresenta-se, na tabela 01, a movimentação no mercado formal de trabalho na região do Vale dos Sinos por setor de atividade econômica em janeiro de 2015.

O mercado formal de trabalho na região do Vale do Sinos registra saldo positivo em janeiro deste ano, com 622 novos vínculos; no entanto, 67% menor que o saldo em janeiro de 2014. Seis dos oito setores de atividade econômica, de acordo com a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, fecharam mais postos de trabalho do que admitiram no período, resultando na redução de 1.141 postos de trabalho.

Os setores Indústria de transformação e Administração Pública registraram criação de vagas de trabalho no Vale do Sinos. A média salarial de admissão na Indústria de transformação era de 1.199,94 reais, e na Administração Pública, de 2.884,93 reais.

Vale ressaltar que a partir da base de dados é possível observar que as mulheres têm média salarial menor que a masculina na admissão e abaixo da média nos setores Indústria de transformação e Administração Pública; a média salarial de admissão foi de 1.069 reais e de 2.388 reais, respectivamente.

A fim de potencializar a análise por município da região do Vale do Sinos, a tabela 02 apresenta a movimentação no mercado formal de trabalho em janeiro de 2014 e 2015.

Entre os catorze municípios que compõem o Corede Vale do Rio dos Sinos, cinco registraram saldo negativo em janeiro de 2015: Araricá, Canoas, Ivoti, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Observa-se que no mesmo mês de referência em 2014, os municípios de Esteio e Nova Santa Rita foram os únicos na região que registraram saldo negativo.

Os dados apresentados são oriundos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, disponibilizados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. As informações apresentadas para o Brasil, Rio Grande do Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre foram sistematizadas pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas e publicadas na “Carta do Mercado de Trabalho”. As informações para a região e municípios do Vale do Rio dos Sinos foram trabalhadas pela equipe do Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.