Redução de postos de trabalho no Vale do Sinos em abril

• Terça, 9 de Junho de 2015

Em abril deste ano foram reduzidos 1.519 postos de trabalho no Vale do Rio dos Sinos. Os dados são oriundos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, monitora mensalmente a variação dos postos de emprego em cada município e na região do Vale do Sinos.

A tabela 01 apresenta a movimentação no Vale do Sinos por setor. Diferentemente de 2014, quando no mês de abril apresentou criação de 596 postos, em 2015 houve redução de 1.519 postos de emprego.

Ao comparar os dois períodos, abril de 2014 e abril de 2015, identificou-se que, em ambos, o setor da Indústria da transformação obteve fechamento de postos, sendo que o saldo negativo mais elevado deu-se neste ano. Observou-se ainda que outros setores, que em 2014 obtiveram saldo positivo, como a Construção Civil, o Comércio e os Serviços, passaram a apresentar saldo negativo em 2015.

Com o término do mês de abril, o acumulado de 2015 apresentou criação de 1.792 postos, em que o setor da Indústria da transformação foi o maior responsável, com aumento de 1.973 postos. Outros 4 setores também mantiveram o saldo positivo para o ano, onde destaca-se o setor de Serviços, com criação de 731 postos.

Nos últimos 12 meses, o saldo negativo chegou a 12.412 postos, sendo que o setor da Construção Civil apresentou o fechamento de 5.644 postos.

A tabela 02 exibe o mesmo fluxo de informação da tabela anterior, porém nesta o enfoque dá-se nos municípios. Dos 14 municípios da região do Vale do Sinos, apenas 5 obtiveram saldo positivo no mês de abril de 2015 contra 8 no mesmo mês do ano anterior.

No acumulado do ano, apenas Araricá, Canoas e Sapucaia do Sul apresentaram saldos negativos na variação de postos. O primeiro obteve queda de 61 postos, apesar da criação de 14 postos em abril. O segundo apresentou saldo negativo de 544 postos, em que no mês de abril houve a redução de 582 postos. Aliado a isso, Canoas obtém uma baixa de 6.692 postos nos últimos 12 meses.

O melhor resultado no acumulado do ano dá-se em Sapiranga, com criação de 720 postos.

Campo Bom e Dois Irmãos, com aumento de 330 postos, foram os municípios que obtiveram os maiores saldos positivos após Sapiranga. Campo Bom, apesar de estar com saldo positivo no decorrer do ano, apresentou fechamento de 125 postos em abril.

Em linhas gerais, o mês de abril apresentou um resultado negativo para o mercado de trabalho no Vale do Sinos, apesar de o acumulado do ano continuar positivo.

Para visualizar a análise do mercado de trabalho para o mês de março de 2015, clique aqui.