Redução de postos de trabalho em novembro de 2014 no Vale do Sinos

• Quarta, 7 de Janeiro de 2015

O mundo do trabalho no Vale do Sinos é analisado periodicamente pelo Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Com a base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, disponibilizado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, o ObservaSinos publica os indicadores da realidade do mercado de trabalho.

É válido lembrar que os conceitos de admitidos e desligados abaixo seguem a metodologia do MTE. Os admitidos são aqueles que têm o início do vínculo empregatício através do primeiro emprego, reemprego, início de contrato por prazo determinado, reintegração ou transferência; os desligados são aqueles que têm o fim do vínculo empregatício por motivo de dispensa com ou sem justa causa, dispensa espontânea, fim de contrato por prazo determinado, término de contrato, aposentadoria, morte ou transferência. Logo, o saldo é a diferença entre admitidos e desligados.

Conforme a tabela 01, o mês de novembro apresentou um saldo negativo de 846 postos de trabalho, ou seja, houve 846 desligamentos a mais do que admissões. Assim, o número de admitidos chegou a 31.322, enquanto o de desligamentos alcançou os 32.168. Com este resultado, o mês de novembro contribuiu negativamente para o saldo do ano de 2014 no Vale do Sinos.

Estes dados diferem do ano de 2013, cujo saldo de novembro foi positivo. Com o resultado de novembro divulgado, o ano de 2014 registra até este mesmo mês um saldo positivo de 1.034 postos de trabalho na região.

Em novembro, Sapucaia do Sul apresentou o maior saldo positivo no mercado de trabalho, com a criação de 549 vínculos. Esteio e Nova Santa Rita são respectivamente o segundo e o terceiro municípios da região que tiveram o maior crescimento, com 298 e 129 postos de trabalho. Além destes três municípios, São Leopoldo também obteve um saldo positivo para o mês de novembro.

Por outro lado, Canoas foi o município com o maior déficit no saldo do mercado formal, com a perda de 532 postos de trabalho. Campo Bom com 340 e Novo Hamburgo com 319 foram o segundo e o terceiro municípios com o maior déficit no saldo no Vale do Sinos. Além destes, Araricá, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Nova Hartz, Portão e Sapiranga também tiveram perda de postos de emprego neste mês. Destacamos que na tabela 02 os setores abordados são por definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Conforme a tabela 02 é possível observar que o setor de Indústria de transformação apresentou o pior resultado no mês de novembro, com um saldo negativo de 2.859 postos de trabalho. Os setores de construção civil e extrativa mineral também apresentaram perda de postos de trabalho, com 158 e 2 vínculos perdidos, respectivamente.

O comércio apresentou um saldo positivo de 1.683 postos de trabalho para o período. Este resultado melhorou o saldo final para o mês de novembro no Vale do Sinos. Já o setor de serviços obteve uma criação de 435 postos de trabalho.

Em relação aos municípios, apenas Esteio e Sapucaia do Sul tiveram criação de novos postos no setor da Indústria de transformação. Nesse setor, Novo Hamburgo apresentou a maior perda de postos de serviço, com um saldo negativo de 875.

Um setor que obteve destaque no mês de novembro foi o comércio. Em todos os municípios da região houve criação de novos empregos para esse setor. Canoas foi o município com a maior criação de postos de trabalho, com um total de 405. Novo Hamburgo apresentou um saldo positivo de 376 e, portanto, ficou com o segundo maior saldo da região para este setor.

Cabe destaque ao município de Esteio na área da administração pública, onde houve um saldo de 16 postos de emprego, sendo o município com o maior aumento de vagas nesse setor. Os demais municípios tiveram variações entre a perda de 6 postos de trabalho – caso de São Leopoldo – e a criação de 9 postos – caso de Novo Hamburgo. Observa-se que a metade dos municípios não teve variação no número de postos de emprego.

Outro setor que apresentou ampliação de postos apenas em um município foi o de Serviços Industriais de utilidade pública, onde Canoas teve a criação de 28 novos vínculos. Os demais municípios variaram entre a perda de 7 postos de emprego – caso de Novo Hamburgo – até a criação de 4 postos – caso de Esteio.

Sapucaia do Sul destacou-se positivamente no mês de novembro, sendo que foi o único município que foi o líder na criação de empregos em 3 setores diferentes no Vale do Sinos – sendo estes Extrativa mineral, Indústria de transformação e construção civil – onde no setor da construção civil alcançou a criação de 192 postos de trabalho.