Queda de empregos e salários em novembro no Vale do Sinos

• Quinta, 7 de Janeiro de 2016

O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED do Ministério do Trabalho e Previdência Social referente aos dados do mercado de trabalho formal no Vale do Sinos em novembro de 2015.

A tabela 01 apresenta a movimentação no mercado de trabalho formal no Vale do Sinos por setores econômicos, definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em novembro de 2015. É possível verificar que houve uma variação negativa de 1.706 postos de emprego.

Da redução dos postos de emprego, 1.522 ocorreram no setor da indústria de transformação. Quatro setores registraram saldo positivo no mês: Serviços industriais de utilidade pública, Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, Administração pública e, por fim, o Comércio, setor que tradicionalmente tem saldo positivo nos dois últimos meses do ano.

Com isto, o setor do Comércio apresenta redução de 2.715 postos de emprego nos últimos 12 meses e redução de 2.100 postos no acumulado do ano. A maior redução mantém-se no setor da Indústria de transformação, o qual é o mais expressivo em número de vínculos, com variação negativa de 9.699 postos de emprego nos últimos 12 meses.

A tabela 02 apresenta a movimentação no mercado de trabalho formal nos municípios do Vale do Sinos em novembro de 2015. Em novembro apenas Nova Santa Rita não teve redução do número de postos de emprego.

A maior redução ocorreu em Canoas, com variação negativa de 362, seguido por Sapiranga, que obteve redução de 318 postos. Com esta redução na região, o acumulado de 2015 já soma uma redução de 11.142 postos de emprego, sendo a maior parte nos municípios de Canoas, Novo HamburgoSão Leopoldo e Sapucaia do Sul

Ressalta-se que Nova Santa Rita é o único município que mantém saldo positivo nos últimos 12 meses, gerando 1 posto de emprego. No acumulado de 2015, Ivoti e Nova Hartz também figuram com aumento de postos de emprego.

Para obter um breve perfil destes vínculos que estão sendo reduzidos na região, buscou-se analisar a variação percentual das horas contratadas e das faixas salariais nos municípios do Vale do Sinos.

A tabela 03 apresenta a variação percentual das horas contratadas dos vínculos no mercado de trabalho formal no Vale do Sinos de dezembro de 2014 a novembro de 2015. É possível observar que houve uma redução de 4% nos vínculos de emprego de 41 a 44 horas.

Os municípios de Ivoti e Nova Santa Rita foram os únicos que obtiveram aumento de postos de emprego na faixa de horas contratadas de 41 a 44. No entanto, as faixas de horas contratadas com menos de 30 horas obtiveram aumento de postos de emprego, sendo a faixa de 21 a 30 horas a que mais obteve aumento, com crescimento de 3,91%, com forte colaboração dos municípios de Nova HartzNova Santa RitaDois Irmãos e Portão.

A faixa de até 12 horas também obteve aumento, mas apenas 0,93% do total de vínculos se encontram com esta carga horária. Na faixa de 13 a 20 horas também houve aumento no número de vínculos. Uma variável que possui forte correlação com a faixa de horas contratadas é a faixa salarial, que apresentou redução na região nos últimos meses.

As tabelas 04 e 05 apresentam a variação percentual da faixa salarial dos vínculos no mercado de trabalho formal no Vale do Sinos de 2014 a novembro de 2015, sendo que a primeira apresenta as mais baixas faixas salariais e a segunda as mais altas. As faixas salariais referem-se à média do ano. Destaca-se que as 3 mais baixas faixas salariais obtiveram aumento de vínculos, frente à redução de todas as outras faixas salariais na região, ou seja, houve queda no nível de salários da região.

A faixa salarial que recebe até meio salário mínimo obteve aumento de 14,59% na região, passando de um total de 1.624 a 1.861 vínculos, o que representa aproximadamente 0,5% do total de vínculos do Vale do Sinos. Em Nova Santa Rita ocorreu o maior aumento de vínculos nesta faixa salarial.

A faixa salarial de 0,51 a 1,00 salário mínimo também obteve aumento de vínculos, com a predominância em Nova Hartz e em Dois Irmãos. Neste segundo município houve aumento em 35% dos vínculos nesta faixa salarial, apesar da queda de vínculos na faixa de até meio salário mínimo no território.

Frente a isso, o número de vínculos nas faixas salariais médias e nas faixas salariais altas foi reduzido. Na faixa salarial mais alta, de mais de 20 salários mínimos, houve redução de 7,91% dos vínculos, com destaque para Nova Santa Rita e Estância Velha, os que mais reduziram postos percentualmente.

Na faixa salarial de 2 a 3 salários mínimos a redução foi a segunda maior, com 6,11%, sendo que todos os 14 municípios da região obtiveram redução. O número de vínculos neste grupo reduziu-se de 80.827 para 75.892, com a menor redução em Esteio (3,45%).