Admissões primeiro emprego no Vale do Sinos

  • Sábado, 30 de Abril de 2011

Entre os anos 2000 e 2010 foram admitidos no mercado formal de trabalho no Vale do Rio dos Sinos 158.227 novos trabalhadores, segundo dados do Cadatro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O ano em que houve o maior número de admissões primeiro emprego foi 2010, representando 12% deste período. Neste mesmo ano o número de mulheres admitidas nesta denominação foram de 48% e homens 52% do total naquele ano. Em 2003, ano com o menor número de admissões primeiro emprego, as admissões femininas representam 46,9% e masculinas 53,1%.

Em 2005, a Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (DRT/RS) passa a integrar o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para Jovens (PNPE) a fim de combater o desemprego na juventude e incluir novos trabalhadores no mercado formal de trabalho. Contudo, são firmadas 85 parcerias municipais no Estado, sendo que da região do Vale os Municípios são: Estância Velha, Esteio, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

O ObservaSinos a fim de entender a realidade dos Municípios que não estão vinculados a este programas e como fazem para incluir novos trabalhadores no mercado formal de trabalho conversou com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Nova Hartz, Aline Forster que diz: "No Município de Nova Hartz, não dispomos do Programa Estadual do Primeiro Emprego, bem como o trabalho realizado pelo SINE ainda não é totalmente informatizado, sendo um trabalho realizado por servidores municipais e não com a devida estrutura estadual, nem repasses financeiras da esfera estadual. Entretanto, a secretaria de Desenvolvimento Social tem em sua estrutura o Departamento de Trabalho e Cidadania, o qual esta vinculada o SINE. Através da parceria da Secretaria/SINE com as empresas do Município, atualmente temos conseguido logo encaminhar os jovens as vagas disponíveis no mercado de trabalho, e estamos em constante relação com as empresas a fim de ofertar cursos de capacitação profissional para inserção das pessoas mais vulneráveis no mercado de trabalho. Ainda cabe informar que, atualmente temos vivenciado um período de pleno emprego no nosso Município, o que tem levado a contratação e treinamento de jovens tão logo este esteja com a sua carteira de trabalho em mãos. Assim, o SINE quando entrega a carteira de trabalho, logo já disponibiliza o acesso ao jovem ao Banco de Vagas".

O ObservaSinos enseja a aproximação e publicação de indicadores sobre a realidade do mundo do trabalho assim como as políticas públicas desenvolvidas a cerca do tema a fim de promover a reflexão para qualificar o debate.