Vale do Sinos: casos de AIDS no primeiro semestre de 2013

• Quarta, 10 de Dezembro de 2014

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, em 1° de dezembro, foi instituído para alertar a população sobre a prevenção e desconstruir os preconceitos sobre a doença. É o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) que, no seu estágio mais avançado, ataca o sistema imunológico, resultando na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a AIDS. Mas nem todo portador do vírus HIV desenvolve a AIDS; um desses fatores é o diagnóstico no estágio em que a doença ainda não progrediu. Os testes podem ser realizados pelo Sistema Único de Saúde - SUS de forma rápida e anônima.

Com a proposta de informar a população, o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, apresenta os dados de diagnóstico de AIDS na região do Vale do Rio dos Sinos.

Em 2010, 465 casos foram registrados no Vale do Sinos. Em 2011 aumentou para 478 casos e em 2012 diminuiu para 441, conforme os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN. Embora constatada a diminuição, considera-se elevado o número de casos que que aponta a necessidade de prevenção e tratamento efetivos.

Clique nas imagens para acessar os infográficos

Com relação aos óbitos neste mesmo período, houve uma diminuição de acordo com os dados declarados no Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM, que pode estar relacionada à qualificação da assistência aos portadores do HIV/AIDS assim como uma maior adesão dos mesmos aos serviços de tratamento.

Os casos de AIDS em 2013

Os dados divulgados referentes ao ano de 2013 pelo Ministério da Saúde contemplam apenas o primeiro semestre deste ano, em que foram notificados 119 casos no Vale do Sinos, 11% do total de notificações no estado do Rio Grande do Sul no mesmo período.

Das 119 notificações, 44% são mulheres e 56% homens. O município de São Leopoldo é o que possui maior número de casos registrados, 41, ou seja, 34% das notificações totais da região nos primeiros 6 meses do ano de 2013. Os municípios de Araricá e Ivoti não possuíam, até o mês de junho de 2013, nenhum caso de AIDS notificado.

Nos municípios do Vale do Sinos a população na faixa etária entre 40 e 49 anos foi a que recebeu mais  notificações, 29 no total, seguida da faixa de 30 a 34 anos, com 22 casos. Em Canoas e São Leopoldo, somam-se 3 casos de AIDS em pessoas com idades entre  13 e 19 anos. Em Esteio 3 casos identificados foram em pessoas com mais de 60 anos de idade.

Até junho de 2013, 48 casos notificados no Vale do Sinos eram de pessoas com o Ensino Fundamental Incompleto, 19 casos com a escolaridade ignorada e 15 com o Ensino Médio Completo. Em Canoas, 3 casos eram de pessoas com o Ensino Superior Completo; em São Leopoldo foram 2 casos de pessoas com nível superior.

No município de Esteio há a notificação de um caso de AIDS em pessoa com Ensino Superior Completo e outra pessoa identificada analfabeta no primeiro semestre do ano. Importante observar que não há escolaridade identificada por 19 pessoas na região, sendo que 09 dos registros “ignorados” são no município de São Leopoldo.