Juventude no Vale do Sinos

• Sábado, 5 de Novembro de 2011

Nesta semana foi atingido o número de 7 bilhões de pessoas habitando o Planeta. A Fundação de Economia e EstatísticaFEE refere que são 10.735.315 gaúchos (às 19hs15min do dia 04 Nov 2011). Conhecer melhor o perfil da população do Vale do Sinos nas diferentes faixas etárias constitui-se em importante subsídio para o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas, que  são, conforme SEN (...) mediação estratégicas para a afirmação de uma política pública.

A juventude pode ser caracterizada por diferentes perspectivas. Em relação à faixa etária, o Estatuto da Criança e do AdolescenteECA identifica como adolescente as pessoas cuja idade vai dos 12 aos 18 anos. A Organização Mundial da SaúdeOMS reconhece a adolescência entre os 10 e os 19 anos. A partir da referência utilizada pela OMS, que apresenta o reconhecimento da juventude em um período mais ampliado, os adolescentes representam 16,2% do total da população do estado do Rio Grande do Sul - RS e 16,7% da população da região do Vale do Rio dos Sinos, conforme dados do Censo 2010. Acrescentando a população identificada como jovem – 20 a 24 anos – esta representatividade chega a 24,3% do total da população do Estado e 10,6% do Vale.

A aproximação com a realidade dos adolescente e jovens oportuniza a identificação de  múltiplas transformações físicas, pessoais e de suas sociabilidades.

Neste período foram identificados 6.124 jovens mulheres e 5.188 jovens homens chefes de família sem renda no Estado e no Vale 527 mulheres e 409 homens.

Em relação ao número de matrículas realizadas em escolas do RS, com dependência administrativa do Estado, sendo 667.770 no Ensino Fundamental e 354.509 no Médio. O percentual de reprovação e abandono de 19,2% e 30,9% respectivamente. No ano de 2010 o Programa Nacional de Primeiro Emprego para Jovens, cujos usuários são jovens que têm 16 a 24 anos, integrou ao mercado formal de trabalho 20.149 pessoas.

Os dados Censitários são uma fonte riquíssima de informação para articularmos com outras informações, como da saúde e da educação entre outras bases de dados, mas não somente para o planejamento das políticas públicas. Mas como importante ferramenta para o controle social.

É nesta perspectiva que o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos tem publicizado no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU informações sobre a realidade da região a partir de bases de dados publicas assim como promovido oficinas e seminários para a qualificação sobre.

A próxima oficina será dia 16 de novembro com a participação do Prof. MS Ademir Barbosa Koucher – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE/RS.

Participe!