Idese do Vale do Sinos melhora, mas fica abaixo de crescimento do estado

• Terça, 3 de Fevereiro de 2015

A Fundação de Economia e Estatística - FEE divulga anualmente o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico - Idese que analisa o desenvolvimento dos munícipios a partir dos indicadores de Educação, Saúde e Renda. Este índice composto permite a classificação dos municípios em três níveis de desenvolvimento: baixo (índices até 0,49), médio (entre 0,50 e 0,79) e alto (maiores ou igual a 0,80).

O Idese do estado do Rio Grande Do Sul apresentou um crescimento de 0,008 de 2011 para 2012, enquanto que o da região foi de 0,007. Portanto, o Idese do Vale do Sinos melhora, mas fica abaixo de crescimento do estado.

Em 2011, o índice no estado foi de 0,736 enquanto que em 2012 foi de 0,744.

O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, apresenta o Idese da região do Vale do Rio dos Sinos  nos anos de 2011 e 2012.

O Vale do Sinos obteve em 2011 um Idese de 0,73. Para 2012, o Idese apresentou uma leve alta, mas permaneceu em 0,73, ou seja, apresentando um desenvolvimento médio. Nos dois anos, a saúde foi o principal responsável pelo índice elevado. Em 2011, a saúde apresentou Idese de 0,78, já em 2012 subiu para 0,79, aproximando-se de um Idese de nível alto. Entretanto, a educação continua apresentando o pior índice para a região, que em 2011 foi de 0,65 e em 2012 passou para 0,67.

Em relação aos municípios, Araricá apresentou o menor Idese para 2012, com 0,67. Em 2011, o município também havia registrado o menor Índice da região com 0,66. A renda é o indicador de menor nível em Araricá. Em 2012, este Índice foi de apenas 0,59, ficando muito abaixo do índice do Vale do Sinos que foi de 0,75.

O município de Sapucaia do Sul apresentou o segundo menor Índice para a região. Em 2012, o Idese foi de 0,68 para a o município, sendo que a Renda obteve um índice de 0,61 e contribuiu negativamente para o Idese do município.

O melhor Idese da região foi registrado em Ivoti, com um índice de 0,84, o que é considerado alto. Educação e saúde contribuíram com um Índice de 0,86 para o município, enquanto que o Índice de renda ficou em 0,80. Portanto, todos os índices do município apresentaram um nível alto de desenvolvimento.

Além de Ivoti, apenas Dois Irmãos apresentou um Idese alto para o ano de 2012. Os demais municípios apresentaram um Índice de desenvolvimento socioeconômico médio para o ano. Em Dois Irmãos, o Índice de saúde foi de 0,86, tanto para 2011 quanto para 2012.

O índice de saúde foi destaque no Idese do Vale do Sinos. 8 dos 14 municípios da região apresentaram índice alto em 2012. No Índice de Renda foram apenas 2, enquanto que no Índice de Educação foi apenas um município.

Idese por Coredes

Outro modo de análise do Idese do Vale do Rio do Sinos é compará-lo com os demais Coredes do Rio Grande do Sul. Nesta classificação, o Vale do Sinos ocupa a 13ª posição do total de 28 Coredes, em 2011 e 2012. Os Coredes próximos da região apresentam Ideses mais elevados em comparação ao da região do Sinos. Além disso, a região se encontra mais próxima em termos do índice do último colocado (Corede Centro-Sul) do que do primeiro (Corede Serra).

Posição dos municípios do Vale do Sinos no Rio Grande do Sul por IDESE

Os municípios do Vale do Sinos foram classificados com suas pontuações no IDESE a nível estadual conforme a tabela 03. Assim, mesmo que algum município aumente sua pontuação, com a classificação é possível analisar se este aumento possibilitou também o avanço de posições no estado.

Na região o município que ocupa a melhor posição é Ivoti, na 10ª colocação. Além disso, o município avançou 4 posições em relação ao ano anterior. O segundo colocado é Dois Irmãos. No entanto, o município perdeu 7 posições em relação ao último ano.

A pior posição ocupada na classificação pertence a Araricá, que no entanto, ganhou 10 posições em relação ao ano anterior. Os outros dois piores classificados do Vale do Sinos – Sapucaia do Sul e Nova Hartz - também subiram posições na classificação.