Escolaridade e gênero dos candidatos a eleição 2012 no Vale do sinos

• Segunda, 17 de Setembro de 2012

No sítio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) existem duas ferramentas, de livre acesso, que podem subsidiar as mais diversas informações e reflexões sobre as eleições de 2012. Na ferramenta DivulgaCand é possível visualizar o perfil dos candidatos, assim como os gastos com campanha eleitoral e patrimônio, no Estatísticas TSE é possível tabular as informações existentes, como por exemplo cargo, sexo, faixa etária e escolaridade.

O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanistas Unisinos IHU, fez uso do DivulgaCand e destaca, algumas informações sobre os candidatos dos municípios que compõem o COREDE Vale do Rio dos Sinos.

Dos 46 candidatos a Prefeito na região do Vale do Sinos 23% são mulheres. Seis municípios na região não têm candidatas à prefeitura, são eles: Araricá, Estância Velha, Esteio, Ivoti, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Do total de 1.796 candidaturas a Vereador as mulheres são 31,8%.

Um candidato a Prefeito na região possui Ensino Fundamental incompleto, 58,3% possuem Ensino Superior completo. 31% dos candidatos a Vereador na região possuem apenas Ensino Médio completo, do total de 1.796 candidatos.  Do total de 56 candidatos na região do Vale do Sinos com sua escolaridade identificada como “Lê e escreve” 48,2% estão em Estância Velha e Portão.

Em Araricá, município menos populoso da região, nenhum dos candidatos a Prefeito e a Vereador nasceram no município. 44,8% dos candidatos a Vereador tem escolaridade entre Ensino Fundamental incompleto e completo.

Nota: estes dados são oriundos do DivulgaCand do dia 14 de setembro de 2012.