Dados censitários e o Vale do Sinos

• Sábado, 27 de Agosto de 2011

O ObservaSinos, projeto do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, em parceria com o Instituto Brasileiro de geografia e EstatísticaIBGE realizou no ultimo dia 24 de agosto uma oficina sobre dados censitários ministrada pelo MS Ademir Barbosa Koucher.

Koucher inicia a oficia apontando as mudanças históricas que ocorreram na coleta de dados censitários. Destaca que os dois primeiros censos realizados no Brasil, 1872 e 1890, a coleta e a divulgação ocorreriam nas igrejas católicas existentes. A partir do Censo de 1900 a aplicação do questionário passou a dar-se a partir do delineamento de municípios.

Em março de 1938 foi criada, através de um Decreto Lei n° 311, uma nova divisão territorial onde os municípios passam a ser divididos em distritos e em áreas urbanas e rurais.

A partir de Censo de 1950 o IBGE divide os municípios em setores censitários, com um número de 300 domicílios em média na área urbana, que deveria permitir o recenseador cumprir suas atividades em prazo determinado. Em 1960, passa-se a utilizar um questionário básico, aplicado em 100% dos domicílios, e outro amostral, contendo quesitos mais detalhados em uma amostra de domicílios.

Nos Censos de 1960, 1970 e 1980 o questionário amostral tinha fração de 25%. Passou a ser usado a partir do Censo de 1991 duas frações amostrais: municípios com até 15 mil habitantes, 20% de amostra, e municípios com mais de 15 mil habitantes 10% de amostra.

O questionário aplicado em 2010 apresentou mudanças, procurando acompanhar as transformações da realidade das famílias brasileiras. Uma dessas mudanças diz respeito aos cônjuges do mesmo sexo.

Koucher explica dúvidas que são frequentes sobre o recenseamento. A população de rua, por exemplo, não aparece  nos dados censitários, pois os recenseadores aplicam os questionários em domicílios. Contudo, lembra que domicílios improvisados - em viadutos, pontes e etc. estão nos dados gerados pelo Censo. Os domicílios onde as entrevistas não foram possíveis ser realizadas são identificados a partir dos domicílios da área, bloco do recenseamento.

O sítio do IBGE reúne não somente os indicadores dos Censos, mas também de outras pesquisas realizadas, que estão identificadas e disponíveis para download. Os dados disponíveis podem ser sistematizados, tabulados, eletronicamente através Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA.

Pode-se encontrar indicadores no sítio objetivamente por município no Cidades@ e por Estado no Estados@.

Informações definitivas do Censo 2010 podem ser encontradas em uma página do IBGE, por Estado e Município, existe também a informação disponível por bairro e setor censitário. A disponibilização das informações por bloco censitário permitirá uma aproximação mais, definida, próxima da realidade permitindo um melhor planejamento das políticas públicas e o controle social desta.

As informações completas do Censo estarão disponíveis em outubro próximo. Com o propósito de instrumentalizar o acesso e tratamento das informações disponibilizadas, o ObservaSinos e o IBGE realizarão uma nova Oficina no mês de novembro, cuja data será anunciada nos próximos dias.

Vivemos um tempo de disponibilização e acesso, livre, de indicadores. Não somente para o planejamento das políticas públicas, mas para o controle social destas. Contudo, é fundamental perceber as expressões e sentidos desta realidade, conforme sugere Paulo Freire "a realidade concreta é algo mais que fatos ou dados tomados mais ou menos em si mesmos. Ela é todos esses fatos e todos esses dados e mais a percepção que deles esteja tendo a população neles envolvida."